Secretaria de Saúde de Toledo inicia reforço da vacina Janssen na quarta

11

A Secretaria de Saúde vai aplicar a segunda dose (reforço) da vacina da Janssen contra a Covid-19. A vacina estará disponível, a partir da próxima quarta-feira (15), nas unidades básicas de saúde (UBS’s) dos Jardins Panorama, Europa e Porto Alegre, além do Centro de Saúde. A dispensação será realizada por agendamento, conforme horário de cada UBS. 

De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti, por se tratar de uma vacina que vem com cinco doses em cada frasco e que, após aberto, a validade é de apenas quatro horas, será realizado o agendamento desta vacina. “Essa decisão visa otimizar a aplicação e ainda oportunizar que o principal público dessa campanha [motoristas do transporte de cargas e de passageiros] possam se programar para serem vacinados”, explica.

A exceção para a dose de reforço para a vacina Janssen são mulheres gestantes e puérperas, nas quais está indicada a vacina da Pfizer. O intervalo mínimo de aplicação entre as doses é de dois meses e o máximo de seis meses.  Pedrotti ainda destaca que na próxima sexta-feira (17), das 13h às 19h, no Centro de Saúde, será feita a aplicação em livre demanda, sem a necessidade de agendamento prévio. As demais doses e vacinas seguem sua rotina normal. 

A aplicação do reforço da Janssen segue as recomendações e orientações do Ministério da Saúde contidas na Nota Técnica 61/2021, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 (SECOVID), publicada no dia 23 de novembro de 2021. É preciso levar documentos pessoais com foto, carteira de vacinação e comprovante de endereço.

Da Prefeitura de Toledo-PR