Secretaria de Saúde segue com o mutirão de cirurgias oftalmológicas

24

Após o atendimento, na semana passada, dos pacientes na fila para tratamento de pterígio, a Secretaria de Saúde iniciou, na última segunda-feira (19), os procedimentos de cataratas. As cirurgias acontecem no Hospital Oftalmológico e de Especialidades de Toledo (Hoftalmed), clínica credenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Foram agendados 232 pacientes para realizar 407 procedimentos no total. 

Nesta quinta-feira (22), o prefeito Beto Lunitti e a diretora de Atenção Especializada Kathelli Mayumi Hino do Nascimento visitaram o local e conversaram com pacientes e os profissionais de saúde. A intenção era avaliar a estrutura oferecida aos usuários e também verificar a satisfação dos atendidos. “Precisamos primar pela excelência dos serviços públicos. Toledo está disponibilizando os recursos e pelo que foi possível observar, os usuários estão bastante satisfeitos”, comentou Lunitti, lembrando que a intenção é utilizar recursos na casa de R$ 1 milhão para as especialidades. 

A equipe contratada realiza mutirões em diversas cidades do país. Contando com o apoio local são 18 profissionais. A logística foi dividida em várias etapas que envolvem desde a recepção, cadastro, preparação do paciente, paramentação, cirurgia e o fluxo vai seguindo até a pessoa encontrar o acompanhante que está aguardando do outro lado da clínica, em uma estrutura montada exclusivamente para a ação. Devido à pandemia, são realizados 10 procedimentos por hora, de um total de 85 diários. 

Entre as pessoas atendidas estava Lourdes Maria Atkinson. A paciente realizou a cirurgia de catarata no olho direito na quarta-feira (21) e retornou para o procedimento no olho esquerdo. Há quase dois anos aguardando na fila, ela confirmou a fala do prefeito Beto Lunitti e destacou o bom atendimento. “Estou muito feliz. Estou sendo muito bem atendida, o pessoal nos trata muito bem. É maravilhosa a forma como cuidam da gente”, aponta.

Da Prefeitura de Toledo-PR