Secretaria Saúde de Toledo confirma quatro óbitos por Covid-19

Com risco moderado de contágio (Bandeira Laranja), a Secretaria de Saúde de Toledo confirma quatro óbitos de pacientes em decorrência da Covid-19 nesta segunda-feira (22). Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico do Coronavírus fechado às 17 horas. Dois homens e duas mulheres são os pacientes que perderam a luta para a doença. Toledo totaliza 136 óbitos desde o começo da pandemia.
De acordo com o Boletim, o primeiro óbito ocorreu em uma mulher, de 59 anos. Ela teve diagnóstico de Covid-19 confirmado através de RT-PCR. Encontrava-se internada desde o dia 1º de fevereiro e apresentou necessidade de transferência para leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), evoluindo para óbito na madrugada de segunda-feira.
Um homem, de 68 anos, estava internado desde o dia 3 de fevereiro. O paciente foi transferido para o leito de UTI no último dia 10 e morreu na manhã de hoje.
O terceiro óbito ocorreu em paciente do sexo feminino, de 86 anos, a qual se encontrava internada desde o dia 12 de fevereiro. Ela foi encaminhada diretamente para o leito de UTI e apresentou o exame de RT-PCR positivo para a Covid-19. Devido ao seu quadro clínico, ela morreu no começo da tarde de segunda-feira.
O quatro óbito é de um homem, com 73 anos. Ele teve o diagnóstico de Covid-19 confirmado com o exame RT-PCR. O paciente estava internado em leito de enfermaria desde o dia 11 de fevereiro e recebeu tratamento de suporte. O homem aguardava transferência hospitalar, também para leito de enfermaria. Mas, ele apresentou piora do quadro e evoluiu para óbito na madrugada de segunda-feira.

CASOS – O Boletim ainda confirma 44 casos da doença no município. Desse total, 11 foram registrados no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que dez deles foram confirmados através de exames de RT-PCR (cinco femininos e cinco masculinos) e um através de Teste Rápido (masculino).
No setor de Saúde Privada e Suplementar são 33 os novos casos, sendo que 30 deles foram identificados através de exames de RT-PCR (23 femininos e sete masculinos) e três deles identificados através de Testes Rápidos (um feminino e dois masculinos).
Os dados mostram que 1282 pacientes estão ativos com a doença; 593 casos suspeitos estão em análise e 54 pessoas se recuperaram da doença. Na segunda-feira (22) – até o fechamento do Boletim – 47 moradores de Toledo estão internados em hospitais da região, sendo 30 em leitos de enfermaria e 17 em leitos de UTI.

SINTOMAS – Quem apresentar sintomas de gripe deve ligar para o telecorona. O telefone é (45) 3055-8872. O atendimento é de segunda a sexta das 8 horas às 18 horas. O cidadão também pode ir até o Pronto Atendimento Municipal (PAM) – Mini-hospital. A unidade está aberta 24 horas e localizada na rua Dr. Ciro Fernandes do Lago, 315, na Vila Pioneiro.
Na unidade do Panorama, o funcionamento acontece das 7 horas às 19 horas de segunda à sexta-feira com coleta dos testes do RT-PCR. Já na unidade do Cosmos ocorrerá uma manutenção na rede de energia (das 10h às 17h), portanto não haverá coletas de exame RT-PCR nesta unidade nesta terça-feira (23).

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria