Secretários estaduais foram recepcionados pelo vice-prefeito em Toledo

8

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt acompanhou, nesta quarta-feira (16), a visita dos secretários estaduais da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, e da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos Ney Leprevost ao município de Toledo. O encontro aconteceu na Cooperativa Primato e o mote foi uma conversa sobre o programa Emprega Mais Paraná, ação desenvolvida pelo Governo do Paraná com a intenção de aproximar empresas com vagas disponíveis dos candidatos usando a intermediação das Agências do Trabalhador, além de ofertar capacitação de mão de obra.

Em Toledo, as ações da Agência do Trabalhador já são destaque. No primeiro quadrimestre de 2021, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi, proporcionalmente, o município com mais de 100 mil habitantes que mais gerou novos postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano em nosso estado. Entre janeiro e março de 2021, a Capital Paranaense do Agronegócio registrou 7.821 admissões e 5.849 demissões, um saldo de 1.972, isto é, 1.382,45 para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o vice-prefeito toledano, Ademar Dorfschmidt, estes dados reforçam a busca pelo desenvolvimento econômico, em especial sobre o tema principal da visita dos secretários estaduais, que era a geração de emprego e renda. “São diversas ações já propostas pelo Executivo Municipal, por meio da nossa Agência, como cursos, formações, intermediações, entre outras ações, que estão otimizando a geração de emprego e renda em Toledo”. Dorfschmidt ainda destaca o planejamento de atuar junto aos jovens aprendizes e a busca pela autonomia dos jovens e mulheres. 

Sobre o encontro na Cooperativa Primato, a agenda foi organizada pelo diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza, e a comitiva foi recepcionada pelo presidente da Cooperativa Primato, Anderson Léo Sabadin. Ademar afirmou ser a valorização de um setor que cresce bastante. “O cooperativismo em Toledo é muito forte e gera muitos empregos e desenvolvimento econômico. A Primato é uma cooperativa genuinamente toledana, tem nosso ‘DNA’ e nos orgulha muito. O município será sempre parceiro para os atuais e futuros empreendimentos”. 

Nesta primeira fase, para dar largada ao programa, as Agências do Trabalhador de Palotina, Toledo e Assis Chateaubriand já colocaram à disposição 170 vagas. “A obsessão do Paraná e do governo Ratinho Junior é a geração de empregos. E nada melhor para marcar o lançamento deste programa do que estar presente em uma região tão importante do Estado, que oferece milhares de postos de trabalhos por meio de cooperativas como a C. Vale”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. “O foco do programa é fazer a intermediação entre empregado e empregador, se colocar à disposição para facilitar a contratação”.

Da Prefeitura de Toledo-PR