Segundas doses de Coronavac serão aplicadas apenas nas terças e quintas em Toledo

9

As segundas doses da vacina Coronavac estão limitadas devido a falta de repasse do Ministério da Saúde aos estados. O baixo estoque do imunizante fez com a Secretaria de Saúde limitasse a aplicação apenas nas terças e quintas, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni. A intenção é otimizar a dispensação e evitar a falta. 

De acordo com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, os frascos multidoses – com 10 doses – devem ser utilizados em no máximo seis horas após a abertura. Com isso, quando dispensados nos três pontos, poderia ocorrer a abertura e as sobras direcionadas a outros grupos de risco. “A prática é de aproveitar da melhor forma, portanto quando havia sobra de doses nos frascos, outros públicos eram acionados, desde que já previstos no cronograma de vacinação, para não acontecer desperdício”, comenta.

As pessoas que possuem a segunda dose desta marca de vacina devem procurar o Ginásio Hugo Zeni. “Estamos ajustando para que não falte. A Secretaria está seguidamente reforçando a solicitação de segundas doses da Coronavac à 20ª Regional de Saúde e acreditamos que o problema será sanado em breve”, acrescenta. 

Primeiras doses

Na terça-feira (18) segue a vacinação para as pessoas que integram o grupo das comorbidades conforme o Plano Nacional de Imunização com 46 anos ou mais. São 150 doses em cada ponto. Também acontece a vacinação dos professores da educação infantil e ensino fundamental e médio com mais de 53 anos. 

Pontos de vacinação

Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro)

Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro)

Ginásio de Esportes Hugo Zeni

TOLEDO