Semáforos da Parigot de Souza com Santos Dumont agora possuem nobreak

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) concluiu na tarde desta terça-feira (06) a instalação de um Nobreak exclusivo para semáforo. O primeiro equipamento do gênero na cidade foi instalado no cruzamento das avenidas Parigot de Souza com Santos Dumont, próximo ao Teatro Municipal. 

Segundo o engenheiro de trânsito, Fabiano Faria, a previsão de autonomia é que ele possa manter o funcionamento do semáforo num período de até três horas sem energia. “A intenção é garantir a manutenção da sinalização semafórica após queda de energia ou alguma interrupção da rede elétrica da Copel. Então, mesmo que apague toda a rua, ou tenha alguma queda de energia da Copel, o semáforo vai continuar funcionando por questões de segurança”, explica Farias.

Outro benefício é que também irá auxiliar na manutenção. “Como ele fará o controle de toda a corrente elétrica que vai para o equipamento, então a probabilidade de queima, de defeito ou de algum problema eletrônico nas peças do semáforo vai diminuir bastante. A vida útil de funcionamento do semáforo se prolonga por mais tempo sem a necessidade de manutenção”, acrescentou o Engenheiro. 

Os técnicos continuarão testando para certificar a durabilidade do equipamento, e também para verificar quanto tempo realmente permanece sem depender da rede elétrica da Copel.

“Se comprovada a eficácia deste nobreak, a ideia é levar para outros pontos mais críticos da cidade, onde temos problemas em épocas de chuva ou que acontece algum imprevisto e a Copel tem problemas em manter a continuidade de energia. Toda medida que ofereça segurança a população e seja possível de ser implementada nós vamos intensificar”, salientou o Secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida. 

Foto: Divulgação

Da Prefeitura de Toledo-PR