Semana Acadêmica do Biopark Educação discute oportunidades do mercado de TI

20

Oportunidades de mercado, conhecimento, networking e tendências da área de Tecnologia da Informação foram temas abordados na Primeira Code Week, Semana Acadêmica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Biopark Educação. O evento aconteceu de 22 a 25 de novembro ofertando palestras e minicursos com profissionais experientes no mercado.

Entre os destaques do evento, esteve uma mesa redonda que reuniu profissionais para falar sobre o panorama regional e oportunidades de carreira. “Tivemos sete convidados de diferentes segmentos, como profissionais de Departamentos de TI, de fábrica de softwares, freelancers e consultores. O público pode ver de perto todas as oportunidades e desafios do profissional de TI na região. Um dos temas discutidos foi o crescimento do home office, que foi acelerado durante a pandemia. A demanda cada vez mais crescente também tem contribuído para elevar o salário dos profissionais. Foi um bate-papo muito interessante, com interação do público”, comenta a professora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Biopark, Daniele Wolfart.

A Code Week também promoveu minicursos com os temas GitHub, Gerenciamento de serviços em nuvem (Cloud Computing), Introdução ao Arduino, Desenvolvimento de jogos com Unit, Noite do Flutter, Segurança da informação, Docker e Gadgets para automação residencial.

Entre os minicursos, os mais aguardados foram Flutter e GitHub. “Flutter é uma linguagem que vem sendo muito utilizada para desenvolvimento mobile, e que pode ser utilizada tanto em iphone como sistema android. Na Noite do Flutter, tivemos a participação do Gabul DEV, Freelance e Flutter Google Mentor e da Jéssica Pereira, Flutter Developer no Ifood, ambos de forma remota. Outro minicurso que chamou muito a atenção dos participantes foi o de Github. Todos os desenvolvedores precisam aprender a utilizar uma ferramenta de gerenciamento de código fonte”, acrescenta Daniele.

CONHECIMENTO – Para a acadêmica, Katherine Lezama Lanz, do 4º período do curso, a Semana agregou muito conhecimento. “A 1ª Code Week do Biopark Educação foi incrível! Depois de uma mesa redonda super inspiradora e que injetou uma dose de ânimo a todos, mostrando as inúmeras possibilidades da área de TI, tivemos minicursos muito relevantes. Um dos que procurei conhecer um pouco mais foi o de Cloud Computing. O minicurso foi fantástico, o ministrante tinha um ótimo domínio do tema e conseguiu passar o conteúdo de forma enxuta e com aplicações muito úteis para começar a explorar as plataformas. Foi uma semana de muito aprendizado”, conta a acadêmica.

No dia 25, a palestra de encerramento abordou o tema Indicadores e Empatia Corporativa durante o dia a dia do profissional de TI, destacando a importância das soft skills no meio tecnológico, com o palestrante Crhistopher Ferrari.

TOLEDO