Semana do Ecoponto Itinerante vai acontecer no São Francisco

12

O Bairro São Francisco foi escolhido para a 1ª Semana do Ecoponto Itinerante. A ação faz parte da programação do Junho Verde e, a partir da próxima segunda-feira (28), acontecem atividades relacionadas à limpeza, coleta de resíduos volumosos e conscientização. O trabalho envolvendo diversas secretarias municipais e o setor privado vai ser coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) e segue até a sexta-feira (02).

Para o depósito de volumosos serão colocadas caçambas em pontos e dias diferentes. Na segunda e terça-feira (28 e 29) elas estarão próximas ao Centro Esportivo Nelson Miguel Schardong. Após, na quarta, quinta e sexta-feira (30/06 e 1 e 2 de julho) o local para encaminhar os resíduos será entre a Capela Sagrado Coração de Jesus e o campo de futebol sintético, na Rua Amélio Tomé. “Dividimos em dois pontos para facilitar as pessoas a levarem seus resíduos volumosos até as caçambas para darmos a destinação correta”, explica o secretário da SMDAS, Maicon Stuani.

Além do recolhimento destes materiais, durante toda a semana os agentes de combate às endemias, da Secretaria da Saúde, irão realizar visitas em todo o bairro para orientar e identificar possíveis pontos de proliferação de insetos, entre eles o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. “Essa ação também tem como objetivo orientar as pessoas que existe o local para depositar os materiais que podem estar gerando acúmulo de água ou a proliferação de insetos e animais causadores de doenças”, acrescenta Stuani.

Também acontecerão melhorias na arborização urbana como poda de árvores e plantio de novas mudas. “Vamos realizar a revitalização da arborização urbana da região com a equipe da SMDAS. Se houver necessidade, vamos recompor a arborização conforme prevê o Plano Municipal [de Arborização Urbana de Toledo]”, salienta Maicon. Em relação à conscientização, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal vai realizar um trabalho de orientação sobre cuidados com os animais, bem como a distribuição de uma cartilha sobre a Conscientização Ambiental em parceria com a BRF. 

Ações

Coleta de resíduo volumoso

Podas e plantio de árvores

Monitoramento dos agentes de combate às endemias

Cartilha de Conscientização Ambiental da BRF

Conscientização sobre defesa e proteção animal

Da Prefeitura de Toledo-PR