Semana do Ecoponto recolhe 15 toneladas e materiais e promove ações de conscientização

19

A administração municipal realizou, entre os dias 5 e 9 de julho, a Semana do Ecoponto Itinerante. O primeiro bairro atendido com este trabalho inédito foi o São Francisco, bem como os loteamentos na região. Foram recolhidas 15 toneladas de resíduos volumosos, além de intervenções de podas e plantio de árvores, monitoramento dos agentes de combate às endemias, distribuição de cartilha de conscientização ambiental da BRF e orientações sobre defesa e proteção animal.

Os volumosos puderam ser acondicionados em caçambas em pontos e dias diferentes. Na segunda e terça-feira (5 e 6) elas foram posicionadas junto ao Centro Esportivo Nelson Miguel Schardong e depois, de quarta a sexta-feira (7, 8 e 9), em terreno próximo à Capela Sagrado Coração de Jesus. “Dividimos em dois pontos para facilitar as pessoas a levarem seus resíduos volumosos até as caçambas para darmos a destinação correta”, explicou o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Junior Henrique Pinto.

Além de poderem encaminhar corretamente os materiais, a população recebeu, durante toda a semana, a visita dos agentes de combate às endemias, da Secretaria da Saúde, irão orientações sobre como identificar possíveis pontos de proliferação de insetos, entre eles o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. “Essa ação teve como objetivo orientar as pessoas que existe o local para depositar os materiais que podem estar gerando acúmulo de água ou a proliferação de insetos e animais causadores de doenças”, explicou a coordenadora de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig. 

Foram realizadas também melhorias na arborização urbana como poda de árvores e plantio de novas mudas conforme prevê o Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). Em relação à conscientização, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal realizou a orientação sobre cuidados com os animais e distribuiu materiais sobre conscientização ambiental.

Da Prefeitura de Toledo-PR