Semana Literária acontece segue com programação hoje e amanhã

O Sesc PR promove a 39ª edição da Semana Literária Sesc & 18ª Feira do Livro da Editora UFPR, em uma edição on-line e gratuita que aborda a temática Literatura e Memória: fragmentos do tempo. A programação segue até esta quinta-feira (26).

De acordo com a técnica de Atividades e Literatura do Sesc – unidade de Toledo – Bruna Strelin, o encontro com a literatura, neste ano, é on-line. “Mas, certamente, está sendo com o mesmo brilho e potência em comparação as edições anteriores”, afirma Bruna.

Na programação, segundo Bruna, oficinas, clubes de leitura, contação de histórias, conversa com autores e uma feira de livros. “Em Toledo, a feira de livros acontece na Mais Livraria e está com valores promocionais em algumas obras”, comenta a técnica. As atividades iniciaram na terça-feira (24); a programação segue hoje e a Semana encerra nesta quinta-feira. “O tema foi decidido antes da pandemia e a equipe conseguiu organizar o evento para acontecer de maneira virtual e a procura está sendo positiva”.

TEMÁTICA – De acordo com o gerente de Cultura do Sesc PR, Marcio Barbosa Norberto, o evento demonstra a atenção que o Sesc PR destina à formação cultural e educativa e aos estímulos permanentes para contribuir com o desenvolvimento da sociedade. “Ao trazer ao centro do palco o tema literatura e memória, o evento celebra a multiplicidade de ideias e as muitas interpretações do real”. Para os curadores da semana, trata-se também de um “convite para pensar e fazer literatura por meio da intersecção com outras linguagens artísticas”.

PROGRAMAÇÃO – Como a pandemia do coronavírus ainda é uma realidade, o evento precisou ser reformulado e, por isso, a programação foi toda pensada para o ambiente on-line.

Durante os dias são ofertadas oficinas, clubes de leitura, apresentações cultuais e contações de histórias. Como as vagas são limitadas para clubes de leitura e oficinas, será necessário efetuar a pré-inscrição pelo site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Todas as noites, às 19 horas, pelo canal do Sesc PR no YouTube, são transmitidas ao vivo as mesas-redondas com autores convidados. Nesta quarta-feira (25), a escritora curitibana Giovana Madalosso, uma das revelações da literatura estadual, destaca a relação entre memória e ficção, na mesa-redonda “Memória: vivida ou inventada?”. A mediação será feita pelo escritor e criador do canal Livrada!, Yuri Al´Hanati.

Para encerrar a programação do evento, nesta quinta-feira (26), o escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva, é o responsável pela temática “Memória: o povo como personagem”. O encontro é mediado pela jornalista e mestre em Estudos Literários, Gisele Eberspächer.

O conteúdo das três mesas-redondas somente é transmitido ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/sescpr e não ficará disponível para visualização posterior nas redes socais digitais do Sesc PR.

Da redação com informações da assessoria