Sempre Sementes é a nova parceira do Biopark no projeto Smart Farm

27

A Sempre Sementes, empresa nacional fundada em 1998 e que atua na produção de híbridos de milho, agora também está instalada no Biopark. Além de atuar na Smart Farm, a empresa estuda a criação de uma Estação de Pesquisa no Parque e vê no local grandes possibilidades de expandir sua atuação no Sul do país. 

“Estamos dando um avanço importante na região Sul visando abrir uma Estação de Pesquisa junto ao Biopark, o que ao longo do tempo nos dará um amparo no lançamento de produtos para toda a região subtropical, englobando o Sul do país e quem sabe, no futuro, ter a expansão dos nossos produtos para o território argentino”, comenta Fernando Prezzotto, CEO da Sempre, que esteve no Biopark no mês de setembro.  

Com sede em Chapecó, Santa Catarina, a Sempre possui mais de 20 anos de atuação em genética e tecnologia e está presente em quase todos os Estados do país, tendo uma unidade básica de produção de sementes e de pesquisa no município goiano de Santa Helena de Goiás. A empresa já está com escritório instalado no Biopark com atuação de nove colaboradores. 

Na Smart, a Sempre Sementes estará presente na vitrine tecnológica com produtos de seu portfólio. Nas próximas semanas, a empresa deve contratar mais colaboradores para iniciar o trabalho com pesquisa, principalmente polinização e avaliação de plantas no local.  “A empresa está tendo uma virada de chave importante, e a nossa ideia não é só fazer sementes, mas também introduzir novas tecnologias que atendam às necessidades do produtor. Temos uma área de Open Innovation, com uma série de projetos como por exemplo, trazer um gene de tolerância a seca e inserir em nossos materiais” explica o pesquisador responsável pela atuação da Sempre na Região Sul, Filipe Augusto Bengosi Bertagna. 

A localização do Biopark e a possibilidade de testar produtos em uma área que facilitará a replicação para a Região Sul, foram decisivos para a atração da empresa para Biopark. “A nossa empresa está buscando melhorar o desenvolvimento dos produtos na região, e fazendo pesquisas só em Goiás, não conseguimos desenvolver um produto que esteja melhor adaptado para a região Sul. Além disso, Toledo é um local estratégico, próximo a outros estados produtores e o Biopark nos dá grande visibilidade”, acrescenta Filipe. 

SOBRE A SMART – A Smart Farm é uma parceria do Biopark com a startup  NetWord Agro, empresa residente que irá supervisionar o projeto. São 15 hectares de uma área cedida pelo Biopark, onde 12 hectares serão voltados para agricultura e três para pastagens.

Estarão presentes tecnologias como monitoramento, manejo do solo, manejo de lavouras e manejos de pastagens, irrigação, gestão, logística de colheita, armazenagem e escoamento da safra. O objetivo é utilizar ferramentas avançadas e tecnologia preditiva gerando uma vitrine real de como o produtor possa usar a tecnologia e a inovação para reduzir custos e aumentar a produtividade de uma lavoura na prática. 

“O conceito da Smart Farm é que você reúna tecnologias de monitoramento, de aplicação, de gestão, de comunicação, enfim, tudo que possa levar a uma maior produtividade e a um menor custo nas operações de manejo dessa propriedade, independentemente de seu tamanho”, explica Marcos Ferronato, fundador e CEO da NetWord Agro.  

O projeto é inédito no Brasil. “A grande diferença de outras iniciativas que já existem, é que na Smart Farm, nós vamos unir um conjunto de tecnologias de ponta no mundo disponíveis comercialmente para o agricultor efetivamente poder usar. É trazer o futuro do Agro para o agora e também trazer visibilidade para a nossa região, mostrar que é possível fazer inovação de ponta aqui também”, acrescenta Marcos.   

“Toledo tem números muito expressivos no agronegócio e a instalação da Smart vai representar um passo muito importante para inaugurar uma nova fase, onde a inovação e a tecnologia de ponta estarão presentes e acessíveis para os produtores rurais da região. A atração de grandes empresas, como a Sempre Sementes, e outras que irão atuar com a NetWord Agro, representa a importância e o impacto que o projeto terá”, comenta o Diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida. 

Os trabalhos no local já começaram, com o primeiro monitoramento e aplicação de dessecante para em breve dar start no plantio. Além disso, outras empresas, incluindo multinacionais já estão em negociação avançada para se instalarem na Smart Farm.

TOLEDO