Sérgio Souza pretende ser o interlocutor do Município com a União

“Resta um vácuo deixado pelo deputado federal José Carlos Schiavinato e não conseguiremos preencher sozinhos. Queremos dizer ao povo de Toledo que estamos à disposição e temos condições de ajudar”, essa foi a afirmação do deputado federal Sérgio Souza durante sua visita ao Município na quinta-feira (22). Ele participou de uma reunião com o prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e demais profissionais. Também conversou com secretários e concedeu entrevista para a imprensa.

Souza disse que José Carlos Schiavinato era um parlamentar assíduo no plenário, nas Comissões e na Frente Agropecuária. “Toledo fica órfão de um cidadão e de um deputado federal. Nós temos os nossos compromissos e eles são elevados pela falta dele. Estávamos juntos em muitas causas, como na Frente Parlamentar Agropecuária, na qual sou presidente e ele diretor na área de Sanidade Animal”.

O deputado federal Sérgio Souza recorda que com Schiavinato idealizava um grande evento no Município para debater a sanidade animal e envolver todas as cadeias. “Queríamos realizar debates nacionais e internacionais. Nós estávamos bem articulados, mas Deus decidiu levá-lo. Conhecia Schiavinato como prefeito de Toledo, com suas ideologias, como engenheiro tentando modernizar e melhorar a infraestrutura do Município. Mas aprendi a conhecê-lo durante esse período e admirá-lo”, salienta o parlamentar.

O prefeito Beto Lunitti cita que Toledo precisa da atuação do mandato do deputado no Município e revela que a política local vive um novo e importante momento. “Nós vivemos um momento harmonioso do ponto de vista político. Todos os vereadores são atendidos de uma forma respeitosa e, naturalmente, isso traz os benefícios para a sociedade. Nós temos construído boas leis.

Na próxima semana, novas leis e de cunho social serão efetivadas. Na primeira quinzena de maio, projetos serão encaminhados para a Câmara de Vereadores visando o desenvolvimento da economia local”.

REPRESENTATIVIDADE – Além do prefeito, outras autoridades presentes se pronunciaram sobre a necessidade de Toledo ter um representante em Brasília. Conforme o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, Sérgio Souza é considerado um amigo de Toledo. “Ele deixou uma marca importante no Município e jamais podemos deixar de agradecer por tudo que o deputado fez quando o Oeste do Paraná perdeu um de seus queridos deputados Moacir Micheletto. Naquela época, Sérgio adotou a região e nós tínhamos a quem recorrer na União. E, hoje, novamente perdemos um deputado federal e Sérgio Souza nos dará sustentabilidade a nível federal. A tua responsabilidade aumentou e a população confia em seu trabalho e de sua equipe”, relata o vice-prefeito.

O presidente do partido MDB e vereador Beto Scain relata que acompanha o trabalho do deputado federal e as visitas nos municípios do Paraná. “Nós torcemos para que 2022 estejamos juntos e unidos em prol do nosso Paraná”, afirma Scain ao complementar que “nas últimas eleições nos elegemos como vereador e estamos trabalhando em prol de toda a população”.

Já o presidente da Câmara de Vereadores Leoclides Bisognin pontua que o setor político e a sociedade não esperam que o deputado federal Sérgio Souza substitua o deputado federal José Carlos Schiavinato, que faleceu no último dia 13, e sim, que ele continue ‘olhando’ por Toledo e pela região Oeste do Paraná. “É importante ter um deputado federal e que olhe para todas as áreas”.

Na oportunidade, Bisognin enfatiza a necessidade do auxílio para o Hospital Regional. “Nós precisamos do Governo Federal, pois a Unidade é importante para a população da região. Nós esperamos contar com a sua ajuda e sabemos que vamos contar. Seja bem-vindo a Toledo”.

O vereador também cita o reconhecimento do setor agropecuário como atividade essencial já que o deputado federal ocupa a presidência da Comissão, considerada uma das mais importantes e é aquela que tem salvado o Brasil nas últimas duas décadas.

DEMANDAS – Durante o encontro, o prefeito de Toledo entregou ofícios e projetos ao deputado federal Sérgio Souza. Um deles, solicitando a realização de um Seminário Internacional do Agronegócio. Souza sinaliza que como presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, o evento deverá ser organizado na cidade ou de forma virtual. Beto Lunitti acredita que o deputado possa contribuir com profissionais das áreas da ciência ou da tecnologia.

Outro ofício repassado ao deputado está relacionado ao Hospital Regional. O prefeito salienta que Toledo precisa conversar com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para tratar sobre essa Unidade Hospitalar. Sérgio Souza informa que é possível manter esse diálogo e comenta que é preciso unir todos os entes da Federação para colocar em funcionamento o Hospital Regional, ainda mais em um momento de pandemia.

Ainda na área de saúde, Beto Lunitti menciona a necessidade da União encaminhar as doses das vacinas em combate ao novo coronavírus para Toledo como para todas as cidades do Brasil.

Na Educação, o prefeito de Toledo lembra que como senador e deputado federal Sérgio Souza auxiliou na liberação de recursos para construções de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e uma Escola Municipal. “Esses equipamentos públicos ainda estão em construção. Enfrentamos problemas com as construtoras. Alguns contratos estão ‘quebrando’ por conta que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não está repassando os recursos financeiros em cada medição. Nós gostaríamos que você (deputado federal) intervisse para que o presidente possa autorizar esse pagamento”.

Por fim, Beto Lunitti menciona que a gestão vai encaminhar ao deputado federal Sérgio Souza uma cópia do Plano Plurianual (PPA) de Toledo. “Uma forma do deputado ter a ciência de todas as ações que serão efetivadas na cidade”, finaliza o prefeito de Toledo.

Da Redação

TOLEDO