SerToledo: Assembleia aprova a destituição de membros da Comissão Eleitoral e elege substitutos

3

Por 68 votos favoráveis e 31 votos contrários, servidores aprovaram a destituição dos membros da Comissão Eleitoral João Carlos Padilha e Zelário Bremm, na noite de terça-feira (11), durante a Assembleia Geral Ordinária-Eleitoral do Sindicato dos Servidores Municipais de Toledo (SerToledo).

Nesta semana, durante Assembleia, os servidores ainda aprovaram com 71 votos favoráveis, nenhum voto contrário e com 31 abstenções os nomes do ex-vereador Marcos Zanetti e do servidor público Celso Luiz Ferreira para assumirem a Comissão Eleitoral. Eles deveriam assumir a Comissão ontem.

No entanto, Marcos Zanetti entregou um documento na tarde de quarta-feira agradecendo a indicação e informando que não fará parte da Comissão.

No documento, Zanetti afirma o apreço que tem por uma eleição séria e democrática. “Porém hoje ocupo um cargo que está diretamente ligado não apenas ao setor público, mas também e, principalmente, ao setor político. Razão pela qual, entendo que toda e qualquer decisão que eu vir a tomar diante desta comissão julgadora, poderá ser criada uma conotação política partidária tendenciosa, o que poderia também conturbar o processo eleitoral democrático”, pontua Zanetti no documento.

Ele complementa que a decisão é de cunho estritamente pessoal e aceita após Assembleia, “mas que após esse episódio, houveram questionamentos em razão da minha posição política administrativa. Diante do exposto, pensando na forma mais imparcial e honrosa possível, peço a retirada do meu nome da comissão eleitoral desta eleição sindical. Desejando um bom trabalho e uma excelente eleição justa e democrática à todos”.

Em contato com a secretária geral do Sindicato Marlene da Silva, ela comentou que estava fora da entidade e que iria tomar conhecimento desta mudança. A eleição do Sindicato deve acontecer nos dias 19 e 20 de maio.

ENCAMINHAMENTOS – No começo da tarde de quarta-feira, Marlene explicou a necessidade da destituição dos membros da Comissão Eleitoral, pois segundo ela, estavam descumprindo normas e não realizavam os encaminhamentos necessários para dar andamento ao processo eleitoral. “São várias questões legais que estavam paradas. Nós temos chapas incompletas, além de outros descumprimentos, como retirar documentos do Sindicato, não realizar reunião na sede, retirar as urnas do SerToledo, entre outros”.

Marlene esclarece que a entidade possui estrutura física para realizar reuniões e promover eventos. “A eleição é do Sindicato e tudo deveria acontecer aqui. Depois de diversas questões, a Assembleia de destituição dos membros foi convocada. Nós concedemos o espaço para que ambos apresentassem suas defesas oralmente ou por escrito, porém isso não aconteceu”.

De acordo com a secretária, os membros destituídos entraram com uma petição na Justiça do Trabalho solicitando a suspensão da Assembleia Geral-Eleitoral realizada na terça-feira, alegando ser ilegal, porém a Justiça indeferiu o pedido. “Agora a Comissão deve agir com responsabilidade, dar andamento as atividades e realizar as deliberações para que os servidores exerçam seus direitos ao voto”, afirma Marlene ao salientar que a comissão constituída deve agilizar os trâmites e publicar o edital de convocação das eleições para que o pleito seja realizado.

Da Redação

TOLEDO