SerToledo faz mobilização de base para paralisação do dia 22

4

Desde o dia 10 de novembro, o Sindicato SerToledo iniciou a mobilização de base visando a paralisação dos serviços públicos nesta segunda-feira (22) durante todo o dia em frente da prefeitura contra a reforma da previdência. A primeira visita foi na escola municipal André Zenere, Jardim Europa. A secretária-geral do SerToledo, Marlene da Silva também esteve na escola Duque de Caxias, distrito de Concórdia do Oeste.

O Sindicato está entregando aos servidores públicos um folder detalhando os motivos da paralisação, e outro folder, esclarecendo o que muda com a reforma da previdência: regra de transição por pontos, regra de transição por pedágio, regra permanente-novos servidores e servidoras. As novas regras, se aprovadas, serão para professores e funcionários públicos do quadro geral.

Marlene da Silva lembra que essa reforma não é obrigatória, e o que seria justo é o prefeito pagar o déficit de R$ 640 milhões do Fapes. Ela ressalta que essa reestruturação para o servidor é desanimadora. “Com essa reforma não temos vantagem nenhuma, ao contrário, será um prejuízo para todos nós, porque o servidor não tem o FGTS. Iremos perder muito, é desanimador. Estamos lutando por um dinheiro que é nosso, além disso, não estamos pedindo nada mais”.

ENCAMINHAMENTOS – No dia 12 de novembro, a mobilização de base se encontrou com os professores do Caic e os servidores da UBS do Jardim Maracanã.

Nesta semana, as visitas começaram no interior de Toledo com visitas nas escolas municipais Miquel Dewes (Dez de Maio), São Pedro (Cerro da Lola), Princesa Isabel (Dois Irmãos), Orlando Luiz Basei (Sarandi), Osvaldo Cruz (Vila Nova), Washington Luiz (Novo Sobradinho); Cmei Bertila Stoffel Giacomini (Sarandi) e a Unidade da Saúde da Família (Vila Nova).

Na escola Princesa Isabel, uma professora contou que na sua vida profissional já passou por algumas reformas da previdência, e cada vez fica mais difícil para se aposentar, e que neste momento é preciso resistir a essa nova reforma.

Marlene ressalta que as mudanças nas regras da aposentadoria são para todos. “Muitos acreditam que as novas regras são apenas para os jovens, não é verdade esse discurso, é para todos os servidores. Para os novos é a idade e a contribuição, para quem já está trabalhando, existem duas regras de transição: por pontos e por pedágio”.

Na última quarta-feira (17), as visitas foram nos Cmeis Sueli Gruber, Diva Bordin Fontana, Everaldo César Adorno Carvalho, Nona Gema, Nono Giacomazzi, Karine e Professora Otília Stédile; nas escolas São Dimas (Bom Princípio), Olivo Beal, Reinaldo Arrosi e do Jardim Concórdia. A direção do SerToledo também passou pelo Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, Teatro Municipal, entre outros locais.

PARALISAÇÃO DO DIA 22 – OS HORÁRIOS SERÃO OS SEGUINTES:

– Cmeis: fechados a partir das 14h;

– Escolas: fechadas das 9h às 11h30 e a partir das 15h30;

– Setor Saúde: servidores participação das 7h às 09h30 (manter contingente de 30% – atividade essencial);

– Assistência Social: servidores participação das 7h às 9h (manter contingente de 30% – atividade essencial);

– Segurança e Trânsito: servidores participação das 7h às 09h30 (manter contingente de 30% – atividade essencial);

– Aposentados participação das 8h às 18h;

– Servidores do prédio da prefeitura podem participar na parte da manhã.

TOLEDO