Serviços de convivência da Assistência Social estão com inscrições abertas

5

A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) reforça para a população que as inscrições para os diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seja para o atendimento de crianças, adolescentes e idosos, já estão com inscrições abertas. São ofertados em várias unidades do Município e fazem parte da Política de Assistência Social.  

Muitos destes serviços destinam-se a pessoas em situação de vulnerabilidade social e caracterizam-se por serem ofertados em grupos, respeitando os percursos de vida, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo, assim, a ocorrência de riscos e violações de direitos. Famílias inscritas no Cadastro Único têm prioridade para acessar estes Serviços. 

Hoje a SMAS dispõe dos seguintes serviços: Programa ProJovem Adolescente; Espaço Vida – Programa Florir Toledo; Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naca); Unidades Sociais do Coopagro e do São Francisco; e Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Coopagro e da Vila Pioneira.

Em todos estes locais são oferecidas atividades lúdicas, recreativas, esportivas, artísticas, culturais e, no caso dos Serviços de Convivência para adolescentes, também são ofertadas oficinas voltadas à preparação para o mundo do trabalho. Além destas atividades, os/as adolescentes que frequentam o Programa Projovem Adolescente e o Programa Florir Toledo recebem bolsa auxílio de R$130,00 mensais. Os SCFV para crianças e adolescentes atendem tanto no período matutino quanto vespertino. Neste caso, as crianças e adolescentes frequentam o SCFV no turno contrário ao da escola.

A secretária da SMAS, Solange Fidelis, ressalta o papel central que os SCFV ocupam na política de Assistência Social. “São serviços de proteção social básica que tem como princípios fortalecer vínculos familiares e comunitários e da convivência social. Contribuir com o desenvolvimento da autonomia individual de cada pessoa nessa convivência coletiva. Contribuir também com o desenvolvimento de potencialidades, de capacidades, a exemplo de adolescentes em relação à atividades lúdicas, criativas, para o desenvolvimento de uma fase tão importante, a transição para a vida adulta. Inclusive, com acesso a formação para o mundo do trabalho. Toda essa perspectiva de desenvolver esse adolescente na convivência social e também na relação interpessoal e nas relações familiares. É fundamental espaços coletivos que permitam esse desenvolvimento. Esse é o objetivo do SCFV”, explicou a secretária. 

Ela acrescentou ainda que, da mesma forma, esse conceito é aplicado para as pessoas idosas.  “Temos um crescimento exponencial da população idosa, não só em Toledo, mas no Brasil e no mundo. Precisamos contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas, as oportunidades que muitas vezes não tiveram na sua juventude, na sua vida adulta, que eram outros tempos. Então, hoje pode-se desenvolver fisicamente, intelectualmente, socialmente porque tem a convivência social, tem a interação, tem as atividades físicas que ajudam nas questões da saúde mental e física, alguns cursos, essa parte lúdica e criativa. Esse é o princípio dos dois serviços que temos com os dois Certis, que são referência no atendimento da pessoa idosa na proteção social básica”, salientou Solange Fidelis. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social oferta o SCFV nas seguintes unidades e para os seguintes públicos:

– UNIDADE SOCIAL COOPAGRO: para a faixa etária de 6 a 14 anos. As inscrições podem ser realizadas no CRAS III, na Rua José Ayres, nº 746, esquina com Rua Otávio Magalhães – Jardim Coopagro.

– UNIDADE SOCIAL SÃO FRANCISCO: para a faixa etária de 6 a 14 anos. Inscrições podem ser realizadas na própria Unidade, na Rua Osvaldo Aranha, nº 500 –  Jardim Panorama.

– NÚCLEO DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE (NACA): para a faixa etária de 6 a 14 anos. As inscrições podem ser realizadas no CRAS , na Rua Lopeí, nº 65, esquina com a R. Felipe Camarão – Vila Pioneiro.

– ESPAÇO VIDA – PROGRAMA FLORIR TOLEDO: para a faixa etária de 13 a 17 anos. As inscrições podem ser realizadas em qualquer CRAS do Município. O Espaço Vida fica na Rua Corbélia, nº 830 – Jardim Santa Maria.

– PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE: para a faixa etária de 15 a 17 anos. Ocorre nos 5 CRAS da cidade e as inscrições podem ser feitas no próprio CRAS do território de moradia do/a adolescente.

– CENTRO DE REVITALIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE (CERTI PIONEIRO): para a população de 60 anos ou mais. As inscrições podem ser realizadas no próprio CERTI, na Rua Capitão Leônidas Marques, s/nº – Vila Pioneiro.

– CENTRO DE REVITALIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE (CERTI COOPAGRO): para a população de 60 anos ou mais. As inscrições podem ser realizadas no próprio CERTI, na Rua Rodrigues Alves, nº 1224 – Jardim Coopagro.

Caso deseje mais informações e interesse quanto à vagas, entre em contato com o CRAS de seu território.

Da Prefeitura de Toledo-PR