Servidor público e empresário morrem devido à Covid-19 em Toledo

O servidor municipal Adair Luís Kich e o empresário Mario Bamberg, leia-se Panificadora Q-Delícia, faleceram em decorrência da Covid-19, nesta sexta-feira (4). A doença causada pelo novo coronavírus já vitimou 77 munícipes desde o começo da pandemia. No entanto, informações – ainda não confirmadas pelo Poder Público – apontam que mais uma pessoa teria morrido em decorrência da doença.
Adair por muitos anos atuou como motorista da Secretaria Municipal de Saúde. Com 35 anos de idade, ele teve diagnóstico confirmado por meio de coleta RT-PCR realizada em 17 de agosto e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital privado desde 24 de agosto. Ele é o sexto servidor público municipal a falecer em razão da Covid-19 (três eram da ativa e os outros três estavam aposentados). Servidores realizaram uma carreata no final desta tarde em homenagem ao colega.
O empresário Mario tinha 62 anos e estava internado em leito de UTI em hospital privado. O RT-PCR que resultou positivo foi coletado em 28 de novembro, dois dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.

NOVOS CASOS – Nesta sexta-feira, foram confirmados 72 novos casos da Covid-19, em Toledo, de acordo com os dados do Boletim Epidemiológico do Coronavírus, foram fechados às 17h30 de sexta-feira. Os dados ainda mostram que 664 pacientes estão ativos com a doença e 115 pessoas estão recuperadas. Além disso, 193 exames estão em análise.
Dos casos confirmados na sexta-feira, no Sistema Único de Saúde (SUS) são 19 os novos casos da Covid-19, sendo 18 deles identificados através de RT-PCR, com dez casos em pacientes do sexo feminino e oito masculinos e um através de Teste Rápido (feminino). No setor de Saúde Privada e Suplementar são 53 os novos casos, sendo que 35 deles foram identificados através de RT-PCR (15 femininos e 20 masculinos) e 18 através de Testes Rápidos (13 femininos e cinco masculinos).

TAXAS – Na sexta-feira, 47 moradores de Toledo estão internados em hospitais, sendo 29 em leitos de enfermaria e 18 em leitos de UTI. A soma das taxas de ocupação de UTI estava em 78,95% na 20ª Regional de Saúde de Toledo até às 12 horas de sexta-feira. Em Toledo, na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, a taxa chegou a 79,17%. A capacidade dos leitos de UTI é de 24 e 19 pacientes estavam internados. Em Assis Chateaubriand, na Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, a taxa de ocupação estava em 78,57% nesta sexta-feira. O hospital possui uma capacidade de 14 leitos de UTI e 11 pacientes estavam internados.

ORIENTAÇÃO – A administração municipal enfatiza todas as recomendações para evitar o contágio:

  • Se puder, fique em casa;
  • Caso seja preciso sair, use máscara;
  • Mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas;
  • Evite aglomerações;
  • Higienize as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria