Servidores iniciam capacitação sobre atendimento a adolescentes e jovens

17

Foi ministrado, na tarde desta sexta-feira (13), o primeiro dos cinco módulos da capacitação voltada a cerca de 40 servidores públicos das secretarias municipais de Juventude (SMJ) e Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) que atendem adolescentes e jovens. A temática “Histórico e contexto de construção das Políticas Públicas de Juventude” foi abordada, via videoconferência, pelo professor Francisco (Thiesco) Crisóstomo, uma das lideranças que mais contribuíram para a formulação das políticas públicas para a juventude em âmbito nacional.

Somados aos outros quatro módulos (Juventude e Saúde Mental; Abordagem e Metodologias para Atendimento a Jovens; Adolescência e Relacionamentos Abusivos; e Realidades juvenis), o curso terá carga horária total de 20 horas. “É a primeira vez que a Secretaria de Juventude terá capacitação própria. Anteriormente, nossa equipe participava apenas de capacitações ofertadas por outras pastas”, celebra a secretária da Juventude, Jennifer Teixeira. 

Jennifer explica que a capacitação está focada em dois eixos: qualificar o servidor e, consequentemente, os serviços oferecidos aos adolescentes e jovens de Toledo. “Estamos com um olhar para tornar mais técnica a execução das políticas públicas do município para a juventude, oferecendo um atendimento com ainda mais  qualidade ao nosso público-alvo, o que só é possível quando se potencializa aquilo que cada membro da nossa equipe tem de melhor”, salienta. “Quem trabalha nesta área é tão protagonista como os adolescentes e jovens, que merecem ser atendidos por pessoas altamente qualificadas, pois, num contexto de intersetorialidade, as ações desta área possuem a mesma importância de outras, como educação, saúde e esporte”, observa.

Da Prefeitura de Toledo-PR