Sicredi Progresso implanta programa social em Toledo

10

A principal iniciativa de reponsabilidade social do Sistema Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) foi, oficialmente, implantado no Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions no último dia 23. A formalização da parceria contou com a participação dos representantes das entidades envolvidas durante um encontro realizado em Toledo.

Há mais de 25 anos, o Sistema Sicredi realiza o Programa ‘A União Faz a Vida’ em escolas. A proposta incentiva os alunos a serem protagonistas no processo de aprendizagem. Por meio dele, o Sicredi contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, tendo por propósito a construção e a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania, formando cidadão mais justo e solidário. Na Sicredi Progresso PR/SP, o Programa de educação cooperativa está presente em cinco municípios da região de atuação e agora chega a mais uma escola.

ATENDIMENTO – A assessora do Programa pela Sicredi Progresso PR/SP, Miriam Sell diz que ‘A União Faz a Vida’ marcará a vida das crianças positivamente. “Percebemos na Ledi Mass uma preocupação com as crianças que atendem e queremos que elas sejam protagonistas de suas histórias. O projeto vem para transformar, somar e proporcionar experiências únicas”.

Mais do que uma ampliação de atuação, essa iniciativa busca a transformação na vida dessas crianças. Recebendo um carinho ainda mais especial a agência do Sicredi, localizada no Largo São Vicente de Paulo, ‘apadrinhou’ o Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions e se tornou um apoiador da parceria firmada.

Presente no momento de formalização o presidente da Sicredi Progresso PR/SP Cirio Kunzler falou sobre a preocupação da cooperativa na realização de ações de impacto social. “Na essência do cooperativismo está a transformação da comunidade que estamos inseridos e sobretudo das pessoas. Ver ‘A União Faz a Vida’ chegar a esse centro educacional é a prova que estamos no caminho certo e que acreditamos no papel transformador da educação na vida de uma criança”.

Com uma história de 43 anos, o Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions possui como seus mantenedores o Lions Clube de Toledo e o Lions Clube Toledo Cidade. São 14 educadores os responsáveis por atender diariamente cerca de 120 crianças que vão desde seis meses a nove anos. “Ter esse Programa em nossa escola traz uma metodologia de ensino complementar na rotina de estudos. Queremos melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido e a iniciativa vem a somar com isso”, explica o Presidente do Centro Educacional, Osmar Vanzella.

Capacitação

Inserida na formalização dessa parceria houve uma capacitação voltada aos professores. Durante os dias 22 e 23, eles puderam conhecer e experimentar a metodologia do programa já que ‘A União Faz a Vida’ se baseia na experimentação de atitudes e na vivência das crianças com situações cotidianas. O sucesso do Programa está na curiosidade das crianças e na busca por respostas às perguntas que elas fazem.

TOLEDO