Sindicato Rural de Toledo: rede de apoio ao homem do campo

3

Para manter os patamares alcançados em produtividade e representatividade na economia agro, os agricultores do município contam com os trabalhos do Sindicato Rural de Toledo. A entidade busca auxiliar os associados e prestar o suporte necessário, principalmente, nos períodos de crises.

O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, pontua que desde sua fundação, o Sindicato tem o comprometimento em levar informações, orientar e auxiliar os associados para que a agricultura continue sendo promissora e gere o sustento. Ele destaca que essa missão faz com que os envolvidos estejam em constante busca por melhorias.

“A pandemia não parou a agricultura, nem poderia fazer isso, afinal é do solo, é da lavoura, é do campo que vem o sustento. O trabalho não parou, contudo, as consequências do mercado refletem na sociedade. Em 2020 vivemos diversas incertezas, já neste ano enfrentamos também o clima que impactou na safra”, declara o presidente.

IMPASSES DA SAFRA – Gafuri comenta que ninguém contava com uma perda tão elevada em relação ao milho. “Temos acompanhado os órgãos oficiais que estimam perdas de 60% na colheita. Alguns fatores desencadearam esse resultado como a estiagem e a geada, por exemplo, essa queda foi violenta e iremos sentir esse impacto”.

Sobre a comercialização do milho, o presidente declara que existe uma variável, pois depende da ação do agricultor antes de plantar o milho. Ele explica que uma das práticas adotadas pelos produtores é fechar contratos antes do plantio, por exemplo, se a safra é boa ainda fica um percentual significativo para ser vendido aqui, contudo, se os resultados são ruins, sobra pouco para a comercialização.

“O campo não pode parar de produzir. No momento, os produtores têm buscado preparar a terra para que o plantio de soja, contando com as chuvas. É da natureza do homem do campo não desistir. A natureza faz o trabalho dela e esperamos que o tempo contribua”, reforça Gafuri.

BUSCA POR APERFEIÇOAMENTO – Para manter e elevar a produtividade e a qualidade dos itens que vêm do campo, uma demanda que até o Sindicato Rural de Toledo é a procura por capacitações. A entidade tem a preocupação em atender essas necessidades e para isso conta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Paraná.

“Nos últimos tempos a procura tem sido mais elevada na tecnologia, principalmente, dos filhos. Tivemos uma procura interessante pelo curso de drones; tivemos uma turma e temos a intenção de fazer outra. Além disso, temos os trabalhos na suinocultura, maquinário agrícola, Programa Mulher Atual, classificação de grão milho soja e trigo, projeto piloto de inspeção de pulverizadores, entre outros, de acordo com a demanda”, explica a gestora de pessoas do Senar, Gislaine Perreria Peruzzo, ao salientar a importância em buscar capacitação e acompanhar o mercado tecnológico.

Da Redação

TOLEDO