Skyline embeleza o Parque Linear Arroio Toledo

O Parque Linear Arroio Toledo ganhou uma obra de arte: um skyline – pintura da silhueta dos principais edifícios da cidade. O muro deixou de ser um pedaço de concreto e passou a projetam a paisagem de locais conhecidos no município.

“São três meses de trabalho. Foi muito trabalho voluntário e o envolvimento das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente”, cita um dos idealizadores do projeto, o arquiteto e urbanista, Lairton Utzig. “O skyline também é uma forma de presentear o município pelos seus 68 anos”.

Lairton cita que a ação também servirá de incentivo para que outros espaços públicos possam servir como ‘painéis de arte’ para outros artistas. Ele destaca que esse embelezamento deve ser preservado por todos e deixa o alerta para cada um ajude a cuidar e evitar casos de vandalismo e pichação.

“Contamos com o apoio de diversos parceiros que contribuíram com o trabalho voluntário, serviços de mão de obra qualificada, além de suporte financeiro na aquisição de materiais. É muito gratificante ver o resultado e poder deixar algo belo na cidade”, destaca ao agradecer o envolvimento dos voluntários.

O PROJETO – “A ideia do skyline veio da intenção de trazer para o espaço público um pouco de cor e arte para aquele local, no caso a entrada para o Parque linear do Arroio Toledo as margens da Avenida Maripá”, cita a servidora municipal, arquiteta e urbanista, Elis Fernanda Henn Utech, ao explicar que skyline é um termo utilizado na disciplina de urbanismo – dentro do curso de graduação de arquitetura – que significa a silhueta dos principais edifícios da cidade que se projetam na paisagem (sky/céu, line/linha).

O muro em que foi projetado essa arte estava no seu ‘estado cru’ de alvenaria. Foi preciso chapiscar, rebocar, passar massa acrílica para depois, finalmente, executar a pintura. Elis comenta que todas essas fases demandaram materiais, tempo e mão de obra; a ação envolveu apoio da Prefeitura e voluntariado.

“Nessa ação é importante destacar os conceitos de apropriação do espaço público pelos cidadãos. A importância dos cuidados que todos devemos ter, pois os espaços públicos são o quintal uma extensão da nossa casa”, finaliza.

Da Redação