SMDAS realiza 1ª Semana da Proteção Animal em Toledo

0 45

Entre latidos e miados a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) realiza, por meio da coordenação de Proteção e Defesa Animal, a 1ª Semana da Proteção Animal de Toledo. Uma programação especial está organizada entre os dias 4 e 10 de abril. A abertura está marcada para 19h no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Campus de Toledo. 

O Código de Proteção Animal, instituído pela Lei 2.320/2020 cria a Semana de Defesa e Proteção aos Animais e estabelece a primeira semana de abril para sua realização. Campanhas educativas devem ser realizadas para orientar a população sobre os direitos e necessidades dos animais; à necessidade de proteger e respeitar os animais silvestres; as responsabilidades dos proprietários de animais pelos atos destes; a necessidade de vacinar e esterilizar os animais domésticos, de identificar os animais e de mantê-los dentro de suas residências. Estes e outros conteúdos poderão ser tratados daqui pra frente em um calendário específico em nosso município. 

Segundo o secretário da SMDAS, Junior Henrique Pinto, a realização desta primeira Semana de Proteção Animal representa um marco em Toledo. “Isso é fruto do empenho e cobrança daqueles que sempre colocaram o seu amor e suas prioridades à causa animal. Também é fruto de uma gestão democrática e comprometida em dar voz aos anseios da sociedade e que acredita em um mundo mais justo para todos os seres vivos”, salienta. 

A coordenadora de Proteção e Defesa Animal, Júlia Orlando Heiss, informou que a programação da próxima semana está bem diversificada. “Na abertura oficial teremos uma mesa redonda sobre bem estar animal com profissionais de altíssimo nível. Também compartilhamos um jeito de criar brinquedos a partir de garrafas pet ou de materiais reaproveitáveis, tornando fácil e barato se divertir com seu animal de estimação. Teremos um momento especial com as protetoras e a Unidade K9 da Guarda Municipal. Vários pontos de arrecadação de ração durante a semana e também feira de adoção fazem parte da nossa programação. Teremos até um momento com jovens na Trilha Ecológica e finalizamos as atividades no domingo durante a realização do Rockato na Praça da Cultura”, resumiu a coordenadora. 

Ela salientou ainda que, as atividades são oferecidas gratuitamente pelo município e a programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais da prefeitura e do meio ambiente (instagram: @secmeioambientetoo). 

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário