Smed realiza chamamento e zera fila de espera por vagas em Cmeis

2

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informa que publicará no dia 07 de Dezembro no Portal do Município, na seção “Lista de Espera CMEI”, chamamento público para a convocação de mais de 450 crianças que aguardam vaga nos 28 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo. Com isso, Toledo zera a fila de espera para este serviço que havia até 15 de novembro, data da convocação anterior.

Entre 26 de outubro e 6 de dezembro de 2021, outras 1.418 foram chamadas em três publicações: 586 em 28 de outubro, 12 em 11 de novembro e 820 em 17 de novembro. “Temos no site da prefeitura uma seção com a lista de espera dos Cmeis, que é atualizada periodicamente, com as solicitações de vagas realizadas pelas famílias. Assim que o chamamento é publicado, a equipe do Departamento de Educação Infantil entra em contato telefônico com os responsáveis através dos números informados no momento da solicitação. Após o encerramento do chamamento, é publicada a Listagem dos Não Localizados em Órgão Oficial, tendo as famílias um período de três (03) dias úteis para comparecer à Secretaria para a retirada do Protocolo de matrícula e se dirigirem ao Cmei para efetivar a matrícula. Somente após esse período, a vaga é transferida para outro aluno”, explica a diretora do Departamento de Administração Escolar da Educação Infantil da Smed, Rosimeri Maria Hentz Soares. “Para facilitar o processo, pedimos que os pais e responsáveis sempre mantenham atualizados seus dados junto à Secretaria Municipal da Educação”, alerta.

Para o próximo chamamento, existe a expectativa que entre 450 e 500 crianças venham a ser chamadas. “Esta convocação efetivará a matrícula de novos alunos nesta etapa da educação que é tão importante no desenvolvimento infantil, sendo um grande avanço para o município de Toledo”, comenta a secretária da Educação, Elisângela Batista. “Graças ao esforço de muitas pessoas, tanto da Smed quanto das diretorias e professores dos Cmeis, foi possível abrir estas vagas a partir de um levantamento em todos os Cmeis em busca de espaços e vagas ociosas, além de promover adequações no quadro de servidores, dentro das limitações da 173 [Lei Complementar, aprovada pelo Congresso Nacional em 2020, que impediu municípios e estados a contratarem novos servidores até 31 de dezembro de 2021]”, salienta.

De acordo com Rosimeri, havia, nas primeiras horas desta segunda-feira (6), 463 alunos na lista que será publicada amanhã (7). “A depender da resposta ao chamamento do dia 17, que vence hoje, esse número pode aumentar ou reduzir. De qualquer forma, quem for chamado agora estará matriculado para o fim de 2021 e para todo o ano que vem”, observa.

Em razão da Lei Complementar 173/2020, dois Cmeis que estão com a estrutura física concluída ainda não estão com alunos matriculados, por falta de profissionais para formar as equipes: o CMEI Sâmia Luíse Sanches Chiella, no São Francisco e o CMEI Gabriela Kauani Hach, no Carelli. “Assim que pudermos contratar, será possível abrir as portas destas unidades e matricular em torno de 200 crianças em cada uma, contribuindo para uma Educação Infantil de qualidade que visa ao desenvolvimento integral da criança”, pontua Rosimeri.

Da Prefeitura de Toledo-PR