Smel lança oficialmente atividades deste ano do Atleta na Universidade

6

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), de Toledo, promoveu, na manhã desta sexta-feira (14) o lançamento oficial das atividades do Atleta na Universidade. O ato, realizado no Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, contou com a presença de autoridades municipais e competidores de diversas modalidades esportivas beneficiados pelo programa.

Criado pela Lei “R” nº 121/2014, o Atleta na Universidade oferece anualmente 30 bolsas de R$ 400,00 mensais para que este possa cursar a graduação em Educação Física. Em contrapartida, o beneficiado tem o compromisso de representar Toledo em competições oficiais de ministrar cinco horas-aula semanais nas escolinhas mantidas pelo município.

Atualmente as bolsas são concedidas a atletas de 11 modalidades esportivas (atletismo, badminton, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, kung fu, rúgbi, voleibol e voleibol de praia). “A pessoa que tem interesse em cursar Educação Física e já compete por Toledo responde por um edital de chamamento, sendo colocada em um ranking cuja pontuação varia de acordo com as conquistas que teve durante o ano, como convocação para seleções nacional e estadual e medalhas em Jogos Abertos. A partir disso, selecionamos os que obtiveram o maior score e garantimos a permanência dos nossos talentos esportivos, pois muitos deles não conseguiriam cursar uma faculdade sem este auxílio, e ajudamos na formação de uma nova geração de cidadãos diferenciados”, analisa a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.

Em nome dos beneficiados, Isabela Ferreira Gomes destacou a importância do Atleta na Universidade para ela e outros jovens talentos do esporte toledano. “O programa é muito importante porque possibilita que eu tenha experiência em outras modalidades, além do vôlei. Isso é muito importante para o meu currículo profissional e, indiretamente, o município, com este auxílio financeiro, permite que a gente entre em contato com outras áreas deste universo, abrindo muito mais portas. É uma oportunidade incrível, que estou aproveitando para também treinar natação,  um esporte que gosto desde criança”, relata.

Líder do governo no Legislativo, o vereador Dudu Barbosa falou do apoio que a Câmara tem dado aos projetos do Executivo em todas as áreas. “Meus 18 colegas e eu temos feito o possível para que programas como este se mantenham e também para viabilizar iniciativas que beneficiem a população. Nosso compromisso com Toledo é maior que qualquer disputa político-eleitoral”, pontua.

Pai de atleta, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt falou do orgulho que tem pelos resultados já obtidos pelo Atleta na Universidade. “A lei que regulamenta o programa foi aprovada quando eu era presidente da Câmara Municipal e, de lá para cá, foram muitas conquistas. Pelo meu filho vejo as dificuldades e as emoções que o esporte proporciona e é muito importante essa mão que estendemos para os nossos desportistas e que estes tenham a dimensão do trabalho realizado pela Smel e por todos aqueles que pensam nas políticas públicas voltadas para esta área”, comenta.

Em sua fala, o prefeito Beto Lunitti fez um anúncio importante sobre o Atleta na Universidade: a partir do ano que vem, em vez de 30 serão oferecidas 60 bolsas e com valor 25% maior: R$ 500,00 por mês. Outra novidade é que atletas que não queiram cursar Educação Física também podem pleitear o benefício. “Esta gestão procura diariamente fortalecer vínculos com a sociedade local, oferecendo soluções para suas demandas. E uma delas pode ser resolvida por meio deste programa, pois constatamos a necessidade de profissionais em outras áreas do conhecimento em que pessoas acostumadas com o mundo das competições podem ser úteis”, explica. “Queremos integrar este universo às ações do Bora Lá, uma política pública voltada ao jovem, dando-lhe proteção social em todos os aspectos de sua vida, preparando-lhes para o mercado de trabalho e incentivando-os ao empreendedorismo, com crédito barato avalizado pelo município. Na administração pública, inovar é ir além do mundo da tecnologia, é alinhar os propósitos da administração pública com os da comunidade”, salienta.

Ao final do evento, o prefeito Beto Lunitti recebeu uma camiseta com a logomarca do Atleta na Universidade. Em seguida, foi a vez de os atletas receberem esta peça de roupa cuja confecção contou com o patrocínio de três empresas: Palotina Esportes, Farmaútil e ADM Engenharia.

Da Prefeitura de Toledo-PR