Smel passa a oferecer natação para pessoas com síndrome de down

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), por meio do programa Paradesporto Toledo, passa a oferecer aulas de natação para pessoas com síndrome de Down. Podem participar da atividade, que será realizada semanalmente a partir desta quarta-feira (10) – sempre às 9 horas – no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, alunos com, no mínimo, 8 anos de idade e 1,20 metro de altura.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local (Rua Guanabara, 1040), diretamente com o professor. “Em razão das limitações motoras, as pessoas com deficiência precisam ainda mais de realizar uma atividade física contínua. Quando elas não podem fazer isso, elas ficam ainda mais ansiosas e existe um comprometimento funcional ainda maior do que aquele que ocorre com as demais pessoas. Em meio a este cenário de pandemia, existe uma ansiedade para o retorno das atividades e optamos em priorizar este público” explica a técnica desportiva da Secretaria de Esportes e Lazer, Sandra Beatriz Schossler. 

Sandra explica que, em função das medidas restritivas relacionadas à prevenção da Covid-19, as turmas terão número reduzido de alunos. “Mediante termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis, serão seguidos os mesmos protocolos já aplicados nas aulas de natação abertas ao público em geral, com distanciamento, higienização e uso de máscara sempre que possível”, explica.

Coordenadora do Paradesporto Toledo, Sandra fala das atividades que o programa desenvolverá em 2021. “Temos o objetivo de ampliar o atendimento às pessoas com deficiência oferecendo-lhes outras modalidades, com treinamentos específicos. A princípio, estamos voltando com a natação, a canoagem e o atletismo e aos poucos vamos ampliar este programa, dentro das nossas possibilidades. Estamos em período de pandemia, temos que tomar alguns cuidados, mas estamos preparando várias novidades relacionadas ao paradesporto para os próximos meses”, anuncia.

Musculação

Outra atividade da Smel que está prestes a começar são as aulas gratuitas de musculação na academia anexa ao Ginásio Alcides Pan. As inscrições para a atividade estão abertas e podem ser feitas no local (Rua Protásio Alves, 1640) ou pelo telefone (45) 3055-8777.

Em razão das medidas de prevenção à Covid-19, as vagas são limitadas a seis alunos por hora. Estes devem usar máscara o tempo todo e trazer de casa garrafa de água e toalha. Sob o comando dos professores Fabiano Fuscarini e Douglas Rech, as aulas serão realizadas em três períodos: das 8h às 12h (segunda a sábado), das 13h às 17h (segunda a sábado) e das 18h às 22h (segunda a sexta).

Da Prefeitura de Toledo-PR