Solenidade comemora 68 anos da instalação da Comarca de Toledo

0 5

A história, as conquistas e os trabalhos desempenhados na Comarca de Toledo foram lembrados em uma solenidade alusiva às comemorações relacionadas ao ‘Dia da Instalação da Comarca de Toledo’ realizada, na tarde da última quarta-feira (25), no Tribunal do Júri no Fórum de Toledo. A programação também enfatizou o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pela Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça.

A diretora do Fórum da Comarca de Toledo, a juíza de Direito Luciana Lopes do Amaral Beal conduziu a solenidade que contou com a participação do prefeito Beto Lunitti, do presidente da Câmara de Vereadores Leoclides Bisognin, da presidente da subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Anemere Dulaba, do promotor de Justiça José Carlos Mendes Filho, juízes da Comarca, advogados, servidores e a comunidade em geral.

O Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pela Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é comemorado na data de 10 de maio. A juíza Luciana comenta que esta solenidade também antecipa as comemorações da instalação da Comarca de Toledo, que ocorreu no dia 9 de junho de 1954. “Para nós é uma data muito especial. Portanto, estaremos completando 68 anos de Poder Judiciário na Comarca de Toledo”.

Durante a solenidade, servidores com mais tempo de trabalho na Comarca de Toledo relembraram momentos marcantes, como foi a implantação, as mudanças de prédio e os juízes que já atuaram na Comarca.

“Recordar é viver e é preciso manter viva a memória daqueles que passaram pelo Judiciário em Toledo, pelo Fórum estadual, e também pelos grandes feitos e as grandes conquistas até então foram realizadas para o bem da nossa comunidade. E nós nos referimos aos nossos jurisdicionados que são aqueles que nos procuram diariamente na busca dos seus direitos e na busca sobretudo da Justiça”, completa a juíza Luciana.

RECONHECIMENTO – Na ocasião, a presidente da subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Anemere Dulaba citou que a solenidade é um fato histórico no Judiciário de Toledo. “Estamos fazendo história em comemoração a Memória do Judiciário”. Em seu pronunciamento, Anemere convidou o advogado Sérgio Canan para complementar o discurso. Em sua fala, Canan explicou que população entende que o Poder Judiciário são todos os servidores que prestam o seu trabalho para esse Poder, mas principalmente, O Poder Judiciário são as pessoas de ontem [passado] e de hoje [presente].

“O Poder Judiciário é aquela pessoa que detém a última palavra, aquela pessoa que dá segurança pelo que vai decidir para nós, a população. É a última palavra e assim que tem que ser. Sem paixão ou ódio; é com serenidade. E eu conheço todos os juízes que passaram por aqui desde 1977 e tenho autoridade de memória para dizer que já houveram brilhantes juízes, mas um time como este atual nunca houve. Parabéns porque vocês [juízes] são o Poder Judiciário”.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, enalteceu o trabalho do Poder Judiciário no município. “Temos que olhar para a história e ver o que foi feito por todo esse tempo desde o ano de 1954. Nós reconhecemos de forma institucional todo o trabalho que a Justiça de Toledo tem realizado ao longo do tempo. Certamente dentro desse universo também é necessário reconhecer que a Justiça, do ponto de vista do ordenamento socioeconômico, contribuiu muito para o município ser do jeito que é”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário