Startup Garage encerra com balanço positivo da FAG Toledo

O Startup Garage realizado pelo Curso de Administração da FAG Toledo e pelo Sebrae Paraná chegou ao fim na última semana com um saldo bastante positivo. Foram quatro meses de uma maratona com aulas, palestras, treinamentos e orientações que resultaram em uma experiência única para os participantes. Na avaliação da organizadora do projeto, professora Djeimi Angela Leonhardt Neske. “Implantar um novo projeto é sempre desafiador, ainda mais em 2020 que foi um ano atípico e repleto de desafios extras que colocaram a prova a força de vontade e a determinação das pessoas. Mas eu tenho certeza que os nossos acadêmicos e demais participantes conseguiram aproveitar bastante cada etapa, as informações repassadas e as bancas que também foram muito valiosas, pois colocaram os participantes em contato com investidores, analisando de forma muito real o mercado”, relata.

Por se tratar de projeto online e aberto ao público externo, o Startup Garage da FAG Toledo contou com participantes de vários estados. Um dos que chegou aos últimos estágios do processo foi o Lucas Xavier dos Santos, do Rio de Janeiro. “Foi muito bom participar, aprendi muita coisa, uma chuva de experiências e conhecimento. O networking que eu fiz com os participantes e mentores fez muita diferença na minha quarentena. Gostaria que não acabasse, reafirmei coisas que eu pensava e descontruí outras para construir melhores. Se não fosse por esta pandemia eu não conheceria o programa então é sempre uma visão positiva da situação que estamos vivendo”, avalia.

O acadêmico da Especialização em Gerenciamento de Indústrias da FAG Toledo, Mateus Henke também foi um dos participantes mais assíduos do projeto. “Proporcionou uma solidificação nos meus conhecimentos e capacidades para ter um mindset empreendedor. A idealização de um startup vem da necessidade do meu cliente, então antes de sair criando, preciso realmente entender o que meu cliente necessita de fato, e então achar uma solução que agregue valor para ele. Eu recomendo as próximas edições para todos que puderem participar”, comenta.

De acordo com a professora Djeimi, a coordenação do curso de Administração da FAG Toledo já estuda a organização de uma segunda edição do projeto para 2021. “Esperamos que nossos alunos se preparem bastante para o projeto que vamos desenvolver em 2021 e que participem em peso. Já temos novas ideias, estamos revisando algumas questões e queremos que seja uma edição ainda mais ampla, rica de ensinamentos, de convidados e de experiências práticas para nossos acadêmicos”, alerta.

Alvaro Soares

Da Redação