Teatro Municipal de Toledo: o palco cultural comemora 22 anos

88

Toledo tem seu icônico Teatro Municipal. A estrutura já passou por reformas, permaneceu interditada por algum período, voltou a abrir as portas, teve que fechar devido a pandemia e aos poucos retoma as atividades. Esse palco da diversidade, responsável por inúmeros espetáculos que alimentam a alma do público, completa 22 anos na data de 26 de novembro.

A inauguração do Teatro Municipal de Toledo ocorreu no ano de 1999. Foi uma noite surpreendente e marcante, pois, a partir daquela data, Toledo e região foram impactados com a presença de uma grande obra que tinha como objetivo fomentar a cultura.

O espaço está aberto para atender os diversos segmentos culturais, entidades e instituições. É a abertura do meio para disseminar a cultura e atingir grande público. O Teatro Municipal de Toledo é a principal estrutura pública de atendimento na área da cultura.

Nos grandes centros, antigamente, o espaço era frequentado apenas pela sociedade elitizada. Entretanto, com o passar dos anos, os teatros passaram a ter os assentos ocupados pela comunidade que tem interesse pela cultura. O espaço passou a ser acessível a todos ao abrir as portas para formaturas, festivais, cursos e encontros diversos.

Falar de Teatro é algo que motiva ainda mais a secretária da Cultura Rosselane Liz Giordani. “Retomar as atividades envolve um sentimento de muita alegria para todos da Secretaria. O teatro ganha vida quando tem artista no palco e quando tem plateia com pessoas e crianças que apreciam a cultura. É gratificante porque acreditamos que arte e cultura é trazer alegria para as pessoas. Desde julho, aos poucos acontece a retomada e no fim de novembro temos a possibilidade de recebermos as pessoas para as comemorações de 22 anos do Teatro de Toledo”.

COMEMORAÇÕES – Para celebrar o aniversário do segundo maior teatro público do Paraná, com capacidade para 1.022 pessoas em seu auditório, a Secretaria da Cultura organizará uma ampla programação de espetáculos circenses, musicais, teatrais e de dança entre segunda e sábado da próxima semana (22 a 27).

O primeiro dia de festividades contará com duas sessões (às 9 horas e às 14 horas) do espetáculo circense infantil com o Circo da Magia e recital, às 19h30, com os alunos da Casa da Cultura. Neste mesmo horário, mas na terça-feira (23), volta a ser realizado o tradicional Encontro de Corais, que reunirão alguns dos melhores corais profissionais de Toledo e região.

Nos dois dias 24 e 25, os artistas da Companhia do Abração, de Curitiba, comandarão a festa. Na quarta eles exibem, em duas sessões (às 9 horas e às 14 horas) o espetáculo infantil “Um mundo debaixo do meu chapéu”, inspirado na obra de Charles Chaplin. Na quinta, às 20 horas, eles encenarão “Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone”, peça com conteúdo reflexivo sobre o papel das mulheres na ditadura militar no Brasil voltada ao público adulto.

Para esta faixa etária também é direcionada o premiado espetáculo “Amores de Machado de Assis”, que volta a ser apresentado em Toledo pelo grupo Letras Cênicas, de Ponta Grossa, na sexta-feira (26), às 20 horas. No sábado, também neste horário, a programação de aniversário do Teatro Municipal será encerrada com um Sarau de Dança que contará com a presença de dez grupos: Dumtakata, 5ª Essência, Núcleo Acadêmico de Dança (NAD), Baillare, Arte & Música, Associação Toledana de Ginástica Rítmica (Agito), Gicelle Jan, Gira Sol, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade e Tolebreaker´z Crew).

“Não é preciso fazer retirada antecipada de ingressos, apenas pedimos às escolas que desejarem mandar turmas inteiras para assistir às atrações voltadas ao público infantil para que façam o agendamento por telefone na Casa da Cultura ou no próprio Teatro Municipal. Celebrar o aniversário do Teatro Municipal é sempre especial, mas o deste ano é ainda mais, pois marca a retomada dos eventos presenciais após um longo período em que a pandemia não nos permitiu realizá-los. A Covid-19 é ainda um problema a ser enfrentado, mas aos poucos vamos retomando a rotina de espetáculos naquele espaço, onde todas os protocolos sanitários estão sendo seguidos à risca”, pontua Rosselane.

CAIXA CÊNICA – A semana de aniversário do Teatro Municipal de Toledo terá mais um evento a ser celebrado. Nos dias 24 e 25 o espaço receberá a visita de técnicos do Centro Técnico de Artes Cênicas (Ctac), órgão subordinado à Fundação Nacional de Artes (Funarte) e referência internacional na construção de caixas cênicas. Eles vêm designados pelo presidente da fundação, Tamoio Athayde Marcondes, que esteve em Toledo no último dia 5 e se comprometeu a ajudar o município na construção de caixa cênica e urdimentos (como varas de iluminação), um investimento estimado em R$ 3,5 milhões e com potencial para incluir a Capital Paranaense do Agronegócio no roteiro de grandes espetáculos nacionais e internacionais. Na época, Marcondes, que recebeu uma cópia do projeto básico, afirmou que, com o apoio do Ctac, será possível baratear e reduzir o prazo de execução da obra.

HISTÓRICO

O Teatro Municipal de Toledo é espaço cultural de primeira importância por sua dimensão e pela projeção regional que o mesmo facilita para o município. A estrutura foi construída com recursos do Ministério da Cultura, do Estado e do Município. Considerado um dos maiores teatros do Paraná, com 2.974,18 m² de área construída, possui 1.022 poltronas distribuídas em dois planos, sendo 777 poltronas no setor de plateia e 245 no balcão e conta também com cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais. Possui um palco de 400 m², estilo Italiano, camarins, salas de ensaios e outros espaços ocupados pela administração e manutenção. O hall de entrada é utilizado para exposições de artes e lançamentos de livros de toledanos e de artistas de outros municípios da região. Possui estacionamento próprio, tem acesso à cadeirantes e pessoas com exigências especiais.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

O Teatro possui uma sala técnica com quadro de rede 380v, trifásico e disjuntor de 250A; capacidade de Público 1.022 pessoas sendo: 777 na parte inferior e 245 na parte superior; palco estilo italiano; boca de cena 13,70cm; pé direito 6m de altura; procênio 5 metros de profundidade X 13,70 de largura; caixa cênica 9,00m de profundidade X 13,70 largura; espaço livre da caixa cênica com reguladores fechados 11 metros; ciclorama branco de 16 metros X 8 altura; na caixa cênica não temos urdimentos, mas instalamos de maneira provisória para atender as empresas que utilizam com locações de iluminação cinco varas de 10 metros cada; a sanca ou varanda para iluminação frente fica à 25 metros do palco no meio da plateia; temos também os tangões para iluminação na lateral da plateia e técnicos para operação da iluminação.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Secretaria Municipal de Cultura