Tilápia brilha e protagoniza pratos em curso de promoção social

0 19

Ricos em proteína, vitaminas e minerais, os peixes possuem alta proporção de gorduras saudáveis, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e muitas espécies ainda são fontes de ômega 3 que auxiliam na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos. Com tantas propriedades, o pescado ainda não ocupa um lugar de destaque no prato do brasileiro.

De acordo com dados de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o peixe está presente em 65% dos lares brasileiros. O consumo de peixes pela população brasileira é, em média, de aproximadamente nove kg/habitante/ano, sendo que a recomendação da FAO é de 12 kg/habitante/ano, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A tilápia é o peixe mais famoso do Brasil. Segundo a Embrapa, seis em cada dez peixes cultivados no país são tilápias. A espécie é bem conhecida pelos consumidores de todas as regiões, sendo o principal produto da piscicultura nacional, representando 60% da produção.

Entre os estados, a produção é liderada pelo Paraná, seguida de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O Paraná mantém a posição de líder absoluto da produção de peixes no país. A tilápia, aliás, representa cerca de 90% da piscicultura paranaense, produzida em sua maior parte em viveiros escavados.

O município de Toledo ocupa o 2° lugar na piscicultura comercial do Paraná. Versátil para preparar desde ceviches a moquecas, o peixe foi o escolhido para ser o protagonista do curso de ‘Derivado de Pescado’, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) e o Sindicato Rural de Toledo.

“Esse curso tem a finalidade promover a socialização das produtoras e dos produtores rurais de várias comunidades que têm interesse em aprender receitas novas e conseguir uma nova renda para a família”, explica a gestora de pessoas e mobilizadora dos cursos do Senar, Gislaine Pereira Peruzzo.

O CURSO – A capacitação atende uma demanda da Comissão de Mulheres da entidade, porém o curso também recebe homens interessados em aprimorar os conhecimentos desta proteína. Cerca de 24 alunos participam do curso que foi dividido em duas turmas: a primeira nos dias 8 e 9 e a segunda turma nos dias 10 e 11 de fevereiro.

O gastrólogo Freddy Mahnic explica que os participantes aprendem as técnicas de manipulação do alimento, higienização e preparação que envolve a filetagem e a cocção do peixe. A primeira turma produziu em dois dias 16 pratos diferenciados com tilápia; receitas que vão desde o tradicional peixe frito, a tilápia de casaca, lombo de tilápia ao molho, balangandã de tilápia, entre outras delícias.

No curso, Mahnic conta que o participantes são pessoas que têm afinidade com a proteína no seu dia a dia, como cozinheiros de restaurantes até interessados em aprender receitas novas para incrementar as refeições da família. No entanto, com os conhecimentos adquiridos com o curso do Senar-PR, esses alunos podem ir mais longe.

“Esse curso é na área de promoção social, porém é um curso gourmet onde os participantes aprendem pratos que podem ser reproduzidos em um restaurante, por exemplo. O Senar tem essa preocupação em trazer um conhecimento mais aprofundado e através dele desenvolver a possibilidade dos participantes investirem mais”, complementa.

CONHECIMENTO – A estudante de Agronomia Marina Maróstica é uma das participantes e apaixonada pela culinária. Quando soube que teria o curso Derivado do Pescado ela se interessou em aprender técnicas e receitas novas. “Eu não tenho muita experiência com peixes e, por isso, me interessei bastante pelo curso, porque gosto de cozinhar e aprender novas receitas”.

Quem também não perdeu uma explicação das aulas foi a professora aposentada Cirlei Boschetti. A aposentada sempre teve interesse na área da culinária, mas nunca teve oportunidade de participar de uma capacitação em função do trabalho. Uma cunhada falou sobre o curso e ela logo se inscreveu para diversificar as receitas da família. “Eu tinha pouco conhecimento na área e o meu desejo é produzir pratos de qualidade para a minha família e os amigos. Quem sabe, futuramente posso empreender nessa área também”.

O curso ‘Derivado de Pescado’ está dentro da programação do Senar-PR para o primeiro semestre que contempla capacitações de diversas áreas de alimentos além de outros treinamentos.

Para a próxima semana está programado para acontecer o curso ‘Mulher Atual’, um treinamento que vai trabalhar a autoestima, o desenvolvimento comportamental e o empreendedorismo feminino. Os cursos do Senar-PR são divididos em formação profissional, voltados para a área da agropecuária, e de promoção social com treinamentos na área da cozinha e artesanato focando o destaque de cada região do estado.

Da Redação

Deixe um comentário