Toledo amplia acesso a medicamentos com mais pontos de atendimento

0 67

O atendimento farmacêutico em Toledo tem recebido investimentos constantes e foram anunciadas, nesta semana, a ampliação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Jardim Gisela, e a abertura de uma farmácia na Unidade Básica de Saúde de Novo Sarandi, com a contratação de farmacêutico para o local, possibilitando a dispensação para a população dos medicamentos que contemplam a relação municipal, além de psicotrópicos, insulina e insumos para insulino dependentes.

No início da atual gestão, em 2021, em três espaços eram supervisionados por farmacêutico e ofertavam todos os medicamentos. Este trabalho era realizado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro; Farmácia Escola, anexa ao Centro de Saúde; e a Farmácia Comunitária, da Vila Pioneiro. No mês de agosto houve a ampliação dos pontos, com a inclusão da farmácia da UBS de Novo Sarandi. “É o município olhando para o interior e investindo para dar mais conforto e praticidade para a população que reside em Novo Sarandi e regiões próximas”, disse o diretor de Assistência Farmacêutica, Taylon Pereira.

Conforme Taylon, o objetivo da administração é a descentralização da distribuição e facilitar o acesso dos moradores aos remédios. “Antes eles eram entregues somente em três pontos e as pessoas de todo o município tinham que ir nesses espaços. Agora, com o intuito de melhorar o acesso, temos mais um local [UBS de Novo Sarandi], e em breve, avançaremos com a nova farmácia instalada na UBS do Alto Panorama”, afirmou.

Somente a região do Jardim Panorama tem uma população estimada em 27 mil pessoas e engloba as UBS’s do Alto Panorama (que receberá a nova unidade farmacêutica), Jardim Panorama e São Francisco. “Esses pacientes não precisarão mais vir ao Centro de Saúde ou Vila Pioneiro para retirar seus remédios, gerando economia de tempo e de recursos. É uma ação que beneficia o cidadão e também diminuirá o fluxo nas demais unidades, dando mais qualidade no atendimento. Para quem morava no interior, a situação era ainda mais complicada”, frisa.

Abastecimento Farmacêutico – Em relação à nova estrutura da CAF, a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, afirma ser uma necessidade que surgiu com a dificuldade de adquirir alguns remédios, como amoxicilina + clavulanato de potássio, dipirona, prednisolona, entre outros. “Tratam-se de itens que foram amplamente consumidos na onda do Covid-19, em especial nesta última, e a produção do mercado não está atendendo a demanda, inclusive com faltas até mesmo no varejo farmacêutico”, disse. Com mais espaço será possível, quando itens de alto consumo estiverem disponíveis, a compra em maior quantidade para evitar novos desabastecimentos.

Horários de funcionamento das farmácias

Farmácia Novo Sarandi – 8h às 14h (segunda a sexta-feira)

Farmácia Escola – 7h às 18h (segunda a sexta-feira)

Farmácia Coopagro – 7h às 19h (segunda a sexta-feira)

Farmácia Pioneiro: 7h às 13h e das 13h às 18:30 (todos os dias, inclusive sábados e domingos)

Documentos necessários para retirada de medicamentos

Receita médica

Documento pessoal do paciente

Cartão SUS do paciente

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário