Toledo atinge a marca de 20 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

6

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Toledo atingiu uma marca importante neste fim de semana. Desde o início dos trabalhos – em 20 de janeiro – até o meio-dia deste domingo (25), 29.178 doses do imunizante já haviam sido aplicadas no município: 20.031 da primeira etapa e 9.147 da segunda.

No momento, as primeiras doses estão sendo aplicadas em pessoas com 61 anos de idade ou mais em três pontos de vacinação: Ginásio Hugo Zeni, e nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) do Pioneiro e do Coopagro. A segunda dose já está sendo aplicada em idosos e profissionais de saúde conforme a data inserida na carteirinha de vacinação, com intervalo de 28 dias se usado o imunizante Butantan/Coronavac e de 84 dias caso tenha sido o da Fiocruz/AstraZeneca.

Estes números devem aumentar. Nesta segunda-feira (26) a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação para as pessoas de 61 anos ou mais, com 900 doses. A mesma quantidade será disponibilizada para este público nesta terça-feira (27), sendo 300 doses por ponto de vacinação. 

Corujão da Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde divulga que vai realizar nesta terça-feira (27), das 19h às 22h, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, o ‘Corujão da Vacinação’. A intenção da ação é diminuir as aglomerações – por isso, o horário será dedicado à dispensação apenas de segundas doses. 

Serão atendidos os trabalhadores da saúde e idosos. “Teremos nestes dois dias uma grande demanda, pois coincide a segunda dose de datas em que tivemos vacinação de mais de mil pessoas com a primeira dose (D1)”, observa a secretária Gabriela Kucharski.

A responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Toledo, Sonia Pessi, acrescentou que as pessoas que precisam tomar a segunda dose devem procurar os pontos de vacinação preferencialmente no período da tarde. “Todos estão ansiosos pela vacina e quando se abrem novos grupos ou idades acaba tendo grande procura nas primeiras horas. Por isso, esta orientação”, frisa. “Caso a data para a segunda dose caia num sábado ou domingo, a pessoa deve procurar o local de vacinação na segunda-feira posterior”, salienta.

Da Prefeitura de Toledo-PR