Toledo avança com a vacinação de grupos com comorbidades

4

O Município de Toledo inicia, nesta sexta-feira (7), a terceira fase do plano de vacinação da Covid-19. Nesta etapa serão imunizadas as pessoas com Síndrome de Down, portadores de insuficiências renal crônica em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades e portadores de deficiência. A vacinação será nos três pontos já estabelecidos nas etapas anteriores como o Ginásio de Esportes Hugo Zeni e os Certis Pioneiro e Coopagro.

Em coletiva a imprensa na tarde de quinta-feira (6), a secretária da Saúde Gabriela Kucharski explicou o protocolo de vacinação dessa nova etapa. Nesta sexta-feira (7), serão vacinadas as pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos das 8 horas às 16 horas.

A vacinação da primeira dose (D1) será realizada conforme lista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ou declaração médica disponível no site do Município. É preciso ainda apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação. A Secretaria da Saúde disponibiliza 50 doses em cada ponto de vacinação.

Também continua na sexta-feira, a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais e a segunda dose (D2) conforme data anotada na carteirinha de vacinação. Para esse público a imunização vai estar disponível das 12 horas às 16 horas. “Nesse momento nós também estaremos vacinando as pessoas que completam 60 anos no primeiro semestre de 2021, ou seja, até o dia 30 de junho. A vacinação será nesta sexta, sábado e domingo”.

GRUPOS – No sábado (8), a vacinação segue para os portadores de insuficiência renal crônica em diálise das 8 horas às 12 horas, somente no Ginásio de Esportes Hugo Zeni. “Essa vacinação será feita através de uma lista que será fornecida pela clínica de renal substitutiva daqui de Toledo que faz o acompanhamento desses pacientes”, comenta Gabriela ao complementar que os pacientes também precisam apresentar documentos pessoais, o comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação.

As gestantes e puérperas, mães que tiveram os bebês há 45 dias, receberão a vacina, neste primeiro momento, somente aquelas com comorbidades elencadas no Plano Nacional de Vacinação. Elas também precisam apresentar documentos pessoais contendo o CPF, comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação e a carteira do pré-natal.

“Caso na carteira do pré-natal não tiver apresentada a comorbidade da gestante, ela poderá apresentar uma declaração médica conforme modelos disponíveis no site da Prefeitura”. A vacinação deste grupo será no domingo (9) somente no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e na segunda-feira (10) e terça-feira (11), sendo realizada nos três pontos de vacinação das 8 horas às 16 horas.

Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberão a vacina na segunda-feira (10), das 8 horas às 16 horas. Neste primeiro momento, a secretária da Saúde explica que serão vacinados os pacientes de 55 a 59 anos nos três pontos de vacinação do município. Futuramente, pessoas de todas as idades portadores de deficiência e, eventualmente, aqueles que não são cadastrados no BPC também serão vacinados.

“Quem faz parte do grupo que vai receber a vacina nessa fase precisa apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e carteira de vacinação. A vacinação será nos três pontos e a listagem do BPC já foi fornecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, conclui.

Da Redação

TOLEDO