Toledo confirma mais dois casos de dengue

0 0

Os casos de dengue continuam em crescimento no Paraná. O boletim semanal da dengue publicado, na última terça-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 19.742 casos suspeitos, com 951 confirmações. São 69 casos a mais que o informe anterior. Há ainda, 3.346 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.

Segundo dados do setor de Endemias, até a tarde de quarta-feira (16), o município de Toledo contabilizava três casos confirmados da doença, sendo dois autóctones e um importado. A coordenadora do setor Lilian Fátima Konig conta que os dois pacientes confirmados nesta semana estão bem e com sintomas leves. Os novos casos são do Jardim Coopagro e da Vila Paulista. As equipes de Endemias também já realizaram os bloqueios nas regiões onde essas pessoas residem.

“É o protocolo realizado ao fazer a notificação de um caso suspeito. Antes mesmo de chegar o resultado do exame, as equipes fazem esse procedimento em um raio com nove quarteirões em volta da residência com visitação e eliminação mecânica para tirar qualquer larva que poderá virar mosquito. Posteriormente, a equipe utiliza a bomba costal para eliminar os mosquitos adultos que sobraram. Por isso, o bloqueio é importante”, comenta.

CUIDADOS – Dentro do período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022, foram realizadas 75 notificações de dengue no município; cinco casos estão em investigação e 67 foram descartados. Lilian conta que, apesar do pouco número de casos, está começando o período mais crítico para a doença, que é a combinação de calor e pancadas de chuva. Aliado a isso, ela cita que ainda existe um descuido com relação a gravidade da doença.

“A população tem pouco cuidado e parece que a dengue não preocupa tanto. São potes, lixos, vários locais que podem ser eliminados para evitar servir de criadouro para o mosquito da dengue. O combate à dengue tem que ser intensificado agora, porque começou o período de maior perigo. Por isso, temos que bloquear a transmissão”, enfatiza Lilian.

Outra preocupação é com relação as viagens, principalmente, com o período de festas de Carnaval. Além de cuidar para que não fiquem objetos que possam acumular água no quintal no período de ausência dos moradores, outra orientação é com relação ao uso de repelente durante o passeio para evitar trazer o vírus para a cidade de origem “E sempre reforçamos que, se a pessoa sentir sintomas que indiquem dengue deve procurar o atendimento médico. Em Toledo ela pode ser atendida no Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini-hospital)”.

SINTOMAS – Os sintomas da dengue são parecidos com os de doenças respiratórias e, por isso, a pandemia da Covid-19 fez com que o número de casos notificados da doença aumentasse. Os principais sintomas da dengue são: febre alta; fortes dores de cabeça; dores nos olhos e por todo o corpo; em alguns casos também ocorre o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, além de calafrios, náuseas e vômitos. Alguns sinais de alerta como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros apontam evolução para quadros mais graves. Por isso, é importante a população conhecer a sintomatologia da doença e buscar atendimento médico.

“Nos preocupa que neste momento poderemos ter mais pessoas com dengue. Como os sintomas são parecidos, as pessoas podem estar com medo de estar com Covid-19 e, com receio do isolamento e do pré-julgamento, não procuram atendimento médico. Mas o exame pode indicar dengue. Sem a notificação não conseguimos fazer o bloqueio que é muito importante para eliminar o mosquito transmissor da dengue. A doença também é séria e cada um deve fazer a sua parte”, conclui.

Da Redação

Deixe um comentário