Toledo confirma primeiro óbito pela Covid-19 em criança

0 14

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo foi notificada, na sexta-feira (11), do primeiro óbito na faixa etária pediátrica da Covid-19. Trata-se de uma criança do sexo feminino, com dois anos e nove meses. Ela foi diagnosticada com a Covid-19 no dia 1º de fevereiro. No último dia 6, a paciente foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), internada e transferida para Unidade de Terapia Intensiva pediátrica no mesmo dia. A evolução para óbito ocorreu no início da tarde de quinta-feira (10).

Conforme a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a criança recebeu todo o atendimento da equipe na UPA e teve acesso a todos os serviços em saúde de forma imediata. “Ela foi transferida para um leito de UTI no mesmo dia em que foi atendida no UPA, mas infelizmente, apesar de todo o acesso acabou o seu quadro evoluiu para óbito”.

Gabriela afirma que como secretária, pediatra e mãe é impossível não lamentar esse fato. “Lamentamos porque é de conhecimento de todas as pessoas que a vacina contra a Covid-19 está disponível para todas as faixas etárias e é efetiva, principalmente, do ponto de vista, para evitar a evolução para os casos graves e para os óbitos”.

PÚBLICO – A secretária de Saúde de Toledo ainda salienta que é de conhecimento da população que a nova variante tem atingido mais a faixa etária pediátrica. Neste ano já são 346 casos de Covid-19 confirmados na faixa etária de zero a nove anos. Enquanto em 2021 foram registrados 237 casos de coronavírus em todo o ano.

“Não queremos apavorar ninguém ou colocar medo na sociedade com essa informação, mas a vacina é a única ferramenta ‘comprovadamente’ eficaz contra a Covid-19 para proteger os casos graves e contra os óbitos. Precisamos proteger as nossas crianças da Covid-19 e a forma de proteger é vacinando”, destaca a pediatra Gabriela.

VACINAÇÃO – Para receber a 1ª dose contra a Covid-19, a criança deve estar há mais de 15 dias sem receber qualquer outro tipo de vacina. A dose pode ser tomada no Centro da Juventude do Jardim Europa, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Alto Panorama, Pancera, Europa e Jardim Porto Alegre, além do Centro de Saúde.

Para receber a dose pediátrica é necessária a apresentação de documento com foto, carteira de vacinação, CPF e cartão SUS da criança. Já os pais devem estar munidos de documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do responsável legal.

Se a criança não estiver acompanhada dos pais ou responsável legal, precisa de uma declaração assinada pelos pais/responsáveis. A declaração encontra-se disponível nos pontos de vacinação.

Da Redação com informações da Assessoria

Deixe um comentário