Toledo contará com uma sede regional da Polícia Científica

11

Representantes do Executivo Municipal receberam, na tarde da última segunda-feira (29), o diretor geral da Polícia Científica do Paraná, Rodrigo Luiz Rodrigo Grochoki. Na pauta do encontro, o anúncio da implantação de uma sede regional da Polícia Científica em Toledo. A administração municipal vai destinar um imóvel para o equipamento ao lado do Instituto Médico Legal (IML), no Jardim América. 

O trabalho da Polícia Científica traz embasamento às investigações policiais e é componente importante de integração das forças de segurança. “Ela oferece um apoio crucial para construção de inquéritos, facilitando o trabalho da justiça, dando mais celeridade aos casos de crimes demandados. É um trabalho integrado que pode tanto condenar quanto inocentar uma pessoa”, explica Grochoki. 

O prefeito Beto Lunitti comemorou a notícia e acrescentou que todos os esforços foram feitos pela administração municipal para acolher a nova estrutura que vai dar mais celeridade na coleta e análise de provas, melhorando os subsídios para elucidação de crimes. “Conforme nos foi informado durante o encontro, esse processo é muito democrático e vai ajudar a justiça por meio de provas, inclusive com a coleta e análise de material genético”. Beto reforçou que agora, após a definição de um local, será estudada a forma para a cedência do imóvel. 

Lunitti ainda agradeceu ao empenho do estado, por meio do governador Ratinho Junior e do secretário da Segurança Pública Romulo Marinho Soares, para que Toledo contasse com este equipamento. “É a soma de forças que faz com que nossos cidadão se sintam mais seguros. O Governo do Paraná tem investido nesta área e que bom que Toledo tem sido observada e contemplada com esses avanços”, frisou.    

O encontro foi acompanhado também pelo diretor do IML do Paraná, André Ribeiro Langowiski; o perito criminal, Lennon Ruhnke; os secretários municipais de Fazenda, Jadyr Cláudio Donin, e de Planejamento e Urbanismo, Neuroci Frizzo; e o assessor jurídico Alexandre Gregório.

Da Prefeitura de Toledo-PR