‘Toledo Contra Covid’ encerra ação com mais de mil atendimentos à população

12

Em um dos momentos mais críticos da pandemia do novo coronavírus, quando os casos aumentavam vertiginosamente e a oferta de leitos hospitalares estava se esgotando, voluntários uniram forças na luta contra a Covid-19. Há um mês surgiu o programa ‘Toledo Contra a Covid’, uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Associação Médica de Toledo (AMT) e Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo. A proposta era auxiliar o sistema de saúde do município e diminuir o fluxo de pacientes nas unidades de atendimento existentes.

Após 30 dias de ação e mais de 1.100 pacientes atendidos gratuitamente, o programa encerrou as atividades presenciais na última sexta-feira (16). O presidente da AMT Nilson Fabris explica que os objetivos do programa foram alcançados e que a iniciativa foi bem sucedida.

“O objetivo foi tentar desafogar o sistema de saúde de Toledo que estava muito próximo de entrar em colapso. Neste momento não vemos mais uma iminência de colapso do sistema. Temos um sistema estruturado e que consegue dar conta dos atendimentos de forma tranquila”.

ATENDIMENTOS – Fabris conta que no início do programa, houve um fluxo muito grande de pessoas que procuraram o atendimento. Na época havia um número muito alto de casos ativos de Covid-19 na cidade. Com uma proposta de atender pacientes com sintomas iniciais, os médicos voluntários se organizaram em atendimentos presenciais e on-line.

Nos primeiros dias, o número de ligações para agendar o atendimento foi expressivo. Com isso, foi necessária uma reorganização dos trabalhos para dar continuidade a ação. “A população entendeu bem a proposta e as pessoas que procuram os serviços chegavam bem consciente do que iriam encontrar”, pontua ao enfatizar que os resultados do programa surgiram ainda na primeira semana de atividades.

A finalidade do programa ‘Toledo Contra a Covid’ era realizar um atendimento imediato no início dos sintomas, com orientações necessárias para os pacientes saberem como lidar com a doença e também disponibilizar o tratamento precoce para aqueles que desejarem.

O presidente da Associação Médica de Toledo salienta que o atendimento era específico para casos leves do novo coronavírus. “A ação não tinha estrutura para casos mais complexos e fases mais avançadas da doença. Os pacientes que evoluíam para a fase mais avançada, a fase inflamatória, necessitavam de atendimento em um local mais adequado”, esclarece fabris.

MONITORAMENTO – Os pacientes que foram atendidos pelo programa ‘Toledo Contra a Covid’ são acompanhados por um grupo de voluntários que monitoram a evolução da doença. Esse monitoramento servirá de base para um trabalho de estatística que analisa o processo de recuperação desses pacientes. “Esse trabalho de acompanhamento vai acontecer até o período de, pelo menos, 30 dias após o último paciente ter sido consultado”, cita.

Mesmo com o encerramento dos atendimentos presenciais, o programa mantém algumas ações como a dispensa gratuita de medicamentos do tratamento precoce para pacientes que tenham a receita médica válida do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do setor privado.

A ação também continua com a realização de testes rápidos para sintomáticos. Para fazer o teste não é necessário o pedido médico. No entanto, ele deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas. Para o teste rápido é necessário agendamento prévio. Ambos os serviços estão disponíveis na Farmácia Primato até o final de abril.

Da Redação

TOLEDO