Toledo cria 251 novos empregos em abril; saldo do quadrimestre também é positivo

12

Em abril deste ano, o município de Toledo gerou 251 postos de trabalho, resultado da contratação de 2.097 pessoas e do desligamento de 1.846. O destaque foi para o setor de Serviços, que abriu 150 postos de trabalho em abril. Ao longo do mês, 746 trabalhadores foram contratados e 596 foram desligados. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Além do setor de Serviços, a Indústria também se destacou em abril com 60 novas vagas abertas no mês, resultado de 634 contratações e 574 desligamentos. Comércio e Construção Civil estão logo a seguir com saldo positivo de 45 e 37 respectivamente. Já o setor da Agropecuária fechou o mês com saldo de 41 postos de trabalho fechados. Em abril o setor contratou 46 trabalhadores e demitiu 87, apresentando uma variação negativa de 2,61%.

“No mês de abril o setor de Serviços se destacou em Toledo suprindo uma demanda muito grande de contratação de mão de obra temporária, que é uma necessidade desse momento”, comenta o gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza.

CRESCIMENTO – No acumulado do ano, os dados de Toledo são animadores. De janeiro e abril foram admitidos 9.957 trabalhadores e desligados 7.753. O município encerrou o primeiro quadrimestre com saldo de 2.204 empregos gerados. Para Souza os dados indicam a reação da economia.

“No primeiro quadrimestre o destaque foi a Construção Civil com um crescimento acumulado de 6.12% comparado ao período anterior, seguido por Serviços com crescimento de 4,69% e Agropecuário, com taxa de crescimento de 4,87%. Isso mostra que diversidade de trabalho que Toledo tem”, complementa.

AÇÕES – De janeiro a abril de 2021 a Agência do Trabalhador de Toledo realizou mais de 11 mil atendimentos presencial e on-line. O gerente local explica que a proposta de atuação tem sido a reaproximação da Agência com as empresas para facilitar o processo de convocação. “Estamos com uma perspectiva interessante de reorganização e reaproximação utilizando a tecnologia a nosso favor com o banco de dados, o WhatsApp além de realizar algumas ações específicas no processo das vagas”, enfatiza.

Para o segundo semestre, Souza esclarece que dentro do plano de ações está a oferta de cursos de qualificação para preparar os candidatos para ocuparem as vagas disponíveis. “Serão mais de 470 vagas de cursos de acordo com a demanda da Agência, ou seja são vagas abertas que não conseguimos encaminhar o profissional. É claro que algumas são bem específicas, como pedreiro, porém outras como pintor, soldador, eletricista e mecânico são vagas que conseguiremos fechar com um reforço na qualificação dos profissionais”, acrescenta.

Além dos cursos preparatórios, o gerente da Agência cita outra ação prevista para o segundo semestre que é o Sine Itinerante com atuação nos bairros para atuação do cadastro. “Com isso conseguimos ampliar o processo de convocação fazendo uma busca ativa de vagas de candidatos que tenham as características que a empresa necessita”, conclui.

Da Redação

TOLEDO