Toledo é 6ª cidade em ranking de competitividade no Paraná

No Ranking de Competitividade dos Municípios, Toledo aparece na sexta posição entre as cidades do Paraná e em 16º lugar entre as cidades da Região Sul. Realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, e o Sebrae, o ranking analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. No Paraná, Curitiba lidera e ainda ocupa a 5ª posição no Brasil. Em nível estadual, as cidades de Maringá, Pato Branco e Londrina que ocupam, respectivamente a 2ª, 3ª e 4ª posição.

O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão, comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

Todas os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em

12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Os pilares estão inseridos em três dimensões: 1ª dimensão (instituições): sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública; 2ª dimensão (sociedade): acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente; e 3ª dimensão (economia): inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. O CLP destaca que os dados são de período anterior à pandemia da Covid-19.

De forma geral, as cidades paranaenses tiveram melhor desempenho relativo nos pilares “Saneamento” e “Meio Ambiente”.

Toledo, no ranking geral está na 61ª colocação, com nota 54,35. Na Dimensão Instituições, a cidade recebeu nota 64,67, na 44ª posição; na Dimensão Sociedade, o desmepenho de Toledo é um pouco melhor, com nota 72,02 e no 42º lugar entre as cidades. Por fim, na Dimensão Economia, a cidade recebeu nota 30,55, ficando apenas na posição 142 no ranking.

Da Região Oeste, Toledo ficou à frente de Cascavel (22º) e Foz do Iguaçu (29º).

Da redação com informações da assessoria