‘Toledo é + Mobilidade’ promove encontro com apaixonados por bike

15

A ideia de que as pistas não são locais para as bicicleta é ultrapassada. A bicicleta já deixou, há muito tempo, de ser brincadeira, e hoje é um meio de transporte como os demais veículos. Um meio de transporte que proporciona melhorias para a saúde e uma forma de lazer. Atualmente, muitas pessoas se reúnem para realizar um pedal. No Município, os ciclistas desbravam a natureza e as belezas pelo interior. Para proporcionar melhorias aos apaixonados por bike, as Secretarias Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Desenvolvimento Econômico, Segurança e Trânsito, Habitação e Urbanismo, Planejamento e Comunicação iniciaram, nesta semana, o projeto ‘Toledo é + Mobilidade’.

Implantação das ciclovias nas obras de reurbanização e estradas rurais; criação de rotas de cicloturismo, promovendo a atividade no interior e na sede, além de outras ações em prol das modalidades de ciclismo são algumas das propostas do projeto. ‘Toledo é + Mobilidade’ também pretende realizar provas na cidade, como o Circuito Municipal XCM. Além de montar equipe de rendimento MTB XCO, com treinos entre uma e duas vezes por semana; construção de uma pista de XCO na pedreira do Marreco; construção da pista de Pump Truck na pedreira do Rio Marreco; Escola de Iniciação ao BMX; Down Hill; entre outros ações.

MAIS AÇÕES – O projeto ainda prevê a realização do mapeamento do Turismo Rural, Religioso, Gastronômico, Enoturismo e Artesanatos. Também estabelece melhorias e construções de ciclovias no Município e sinalizações de trânsito nas áreas urbana e rural.

Uma campanha de conscientização está prevista. Uma cartilha destinada ao ciclista será elaborada e para duas faixas etárias; realização de campanha para redes sociais e a criação de mapas de rotas em aplicativos.

A secretária da Smel Marli Gonçalves Costa comenta que a participação dos ciclistas foi boa. “Devido a pandemia, decidimos não promover um evento aberto ao público, e sim, somente com representantes de cada área para iniciar as ações.

Marli salienta que entre todas as Secretarias envolvidas, os serviços de infraestrutura, como a solicitação para que as próximas rodovias construídas no Município tenham uma área destinada ao ciclista e segurança apresentaram a maior demanda. “Na área de esporte, as sugestões foram aceitas e são bem recebidos. Neste primeiro encontro, observo que as ideias foram aceitas e agradaram aos participantes. Agora, as sugestões serão analisadas e os encaminhamentos realizados”.

Da Redação

TOLEDO