Toledo lança, neste domingo (21), 13ª Semana Farroupilha e 1º Fesfat

0 4

Neste domingo (21), todos os holofotes do Teatro Municipal estarão apontados para o tradicionalismo gaúcho. A partir das 16 horas, o principal palco da cultura toledana receberá as atividades que marcam o lançamento da 13ª Semana Farroupilha e do 1º Festival Farroupilha de Toledo/Interpretação e Composição/Regional (Fesfat).

A programação inicia-se com mateada e tertúlia livre nas escadarias do prédio, ocasião em que os presentes serão estimulados a apresentarem números de música, dança e declamação. Aos participantes da mateada solicita-se que levem seus próprios apetrechos (cuia, bomba, mate e garrafa térmica com água quente).

A partir das 19h, já na nave principal do Teatro Municipal, haverá a entrada das bandeiras de Toledo, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasil e de entidades tradicionalistas (Centros de Tradições Gaúchas [CTGs] Chama Crioula, Estância da Liberdade e Província Gaúcha, Grupo de Cavalgada Marca de Casco, e grupos de idosos Querência Amada e Chama da Tradição), além do ingresso da chama farroupilha simbólica no recinto. O protocolo contemplará ainda discurso das autoridades e o encerramento com apresentação que contemple o maior número possível de artistas que participaram da tertúlia. 

Na ocasião, também será reforçado ao convite dos músicos presentes para participarem do 1º Festival Farroupilha de Toledo/Interpretação e Composição/Regional (Fesfat), evento que centralizará, de 20 a 22 de setembro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a programação da 13ª Semana Farroupilha, que será realizada de 19 a 25 de setembro. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas até 29 de agosto por candidatos que residem em municípios do Oeste do Paraná pelo site www.toledo.pr.gov.br/portal/fesfat, ou presencialmente, na Casa da Cultura (Rua XV de Novembro, 1638, Jardim La Salle), de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h, portando os documentos exigidos no regulamento

Todos estes eventos integram as atividades alusivas ao aniversário de 70 anos de emancipação político-administrativa de Toledo. “Convidamos todo mundo para, neste domingo, levar sua cadeira e seu mate para participar dessa grande confraternização dos amigos do tradicionalismo gaúcho. Além de ser uma ação de divulgação dos nossos artistas, será um momento especial preparado para a população apreciar essa cultura tão bonita, que faz parte da nossa identidade”,  destaca a secretária da Cultura, Rosselane Giordani. “Estamos preparando com muito carinho a programação da 13ª Semana Farroupilha. Já temos diversas atrações confirmadas: Joca Martins, Quarteto Coração de Potro, Os Monarcas e Os Serranos”, anuncia.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário