Toledo permanece na Bandeira Amarela

8

O Centro de Operações Emergenciais de Toledo (COE) divulgou nesta terça-feira (23) o resultado da análise da Semana Epidemiológica 46/2021, compreendida entre os dias 14 e 20 de novembro de 2021. Com baixa taxa de ocupação de leitos hospitalares de enfermaria e em unidades de terapia intensiva (UTI), o município permanece classificado na Bandeira Amarela, conforme critérios utilizados pela Matriz de Risco. Ou seja, baixo índice de contaminação pelo Covid-19. 

Os profissionais de saúde reforçam que o número reduzido de casos não é motivo para relaxar os cuidados preventivos. “As pessoas querem queimar etapas. A pressa de sair dessa situação pode causar um retrocesso na pandemia”, informou o médico do COE, Fernando Pedrotti. Ele citou alguns países europeus que seguiram essa linha e agora estão enfrentando problemas com o retorno de casos, com tendência de alta. 

Vacina Sim

O avanço da vacinação é tratado como fundamental para a melhora da pandemia, porém algumas faixas etárias (principalmente entre 20 e 49 anos) muitas pessoas não buscaram a segunda dose da vacina e, portanto, não estão imunizadas. “Vacinação é um ato coletivo”, explica Pedrotti. “Se tiver um grupo que poucas pessoas se vacinam [jovens por exemplo] corremos o risco do vírus voltar a circular e ainda surgir variantes do vírus”, exemplifica. 

Apesar da observação de Pedrotti, o mutirão de vacinação realizado pela Secretaria de Saúde apresentou bons resultados. Somente na última segunda-feira (22), 3767 pessoas foram vacinadas, a maioria na faixa etária de 12 a 17 anos. E outras 53 pessoas entre 18 e 59 anos procuraram os postos de vacinação para tomar a primeira dose (D1). 

Em números gerais 81,07% da população de Toledo já tomou a primeira e a segunda dose (D2) ou a dose única (DU) da vacina contra a Covid-19. A vacina está disponível nas unidades de saúde no período matutino (consultar horários disponíveis) e no Ginásio de Esportes Hugo Zeni até as 16h, basta levar os documentos pessoais e a carteira de vacinação. 

Boletim

Em função da necessidade administrativa de organização da Secretaria de Comunicação, a partir desta quarta-feira (24) o Boletim Covid-19 com as informações sobre o número de casos positivos, recuperados, em análise, óbitos e outras informações relacionadas passará a ser divulgado sempre pela manhã no portal do município e nas redes sociais da prefeitura.

Da Prefeitura de Toledo-PR