Toledo prepara programação especial para o Dia Mundial das Bibliotecas

31

Em alusão ao Dia Mundial das Bibliotecas, a Biblioteca Municipal de Toledo promove, hoje (1º), uma programação especial com vários eventos que serão transmitidos pela página do espaço cultural no Facebook.

Às 9h e 15h vão ao ar dicas literárias apresentadas pelo coordenador de Língua Portuguesa do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Valdinei José Arboleya e pela autora da página @falaliteraria no Instagram, a bookinstagramer toledana Tayane Lorensetti; às 11h, será realizada uma roda de leitura de trechos de livros composta por servidores da Biblioteca Municipal de Toledo e da Secretaria Municipal da Cultura; e às 18h30 está marcado um bate-papo sobre “bibliotecas públicas, universitárias e escolares” com os bibliotecários da Biblioteca Municipal de Toledo (Hamã Cândido Carvalho Lopes), do Colégio La Salle (Giovana Guder) e do câmpus local da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Carla Rech).

A secretária de Cultura Rosselane Giordani pondera que a data ainda não foi oficializada, mas parte do objetivo de enaltecer a importância da leitura na educação e na formação cultural das pessoas, tal como é referido em um manifesto da Organização das Nações Unidades para Cultura, Ciência e Educação (Unesco) sobre bibliotecas públicas. “Fica o nosso convite para que todos acompanhem esta programação, que foi preparada com muito carinho pela Secretaria da Cultura. Celebramos o livro, a literatura e isso é celebrar também o pensamento, o conhecimento, a possibilidade que temos, por meio dos livros, de refletir sobre nós e sobre o mundo em que a gente vive”, destaca. “Por isso, uma biblioteca é a grande casa do conhecimento. Dessa forma, queremos incentivar o acesso à Biblioteca Municipal de Toledo, onde temos um acervo muito rico, com grandes obras das literaturas brasileira, universal, infantil, entre outros gêneros”, pontua.

TOLEDO