Toledo presta homenagem a servidores pelo seu dia de diferentes maneiras

2

Em 28 de outubro se recorda e parabeniza profissionais que dedicam suas vidas em desenvolver atividades que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Estamos falando dos servidores públicos, categoria que está sendo homenageada de diferentes maneiras pela Prefeitura de Toledo. Colaboradores de diferentes setores da administração municipal aparecem em vídeo especial produzido pela Secretaria da Comunicação. Eles e todos seus colegas tiveram uma boa surpresa ao conferir o saldo de sua conta bancária e a do vale-alimentação: tanto o pagamento do salário quanto do benefício foi efetuado um dia antes – uma ótima forma de se dar parabéns ao Dia do Servidor Público.

Além destas ações pontuais, o governo municipal também pensa nos servidores públicos municipais a médio e longo prazo. Após um longo período limitada pelas medidas de distanciamento social necessárias no combate à pandemia de Covid-19, a Escola de Administração Pública, a ”Escola de Governo”, retomou, na seguinda quinzena de julho, a realização de cursos destinados exclusivamente a este público. De lá para cá, capacitações sobre três assuntos já foram ministradas no espaço: “Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr)”, “Cadastro Único para Programas Sociais” e “Políticas Públicas de Juventude: reflexões necessárias para a sua consolidação”. Está em andamento a capacitação sobre “Exames e Encaminhamentos de Especialidades” e “Contabilidade Pública pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE)” e, em breve, terá início o “Aprendendo a Lidar com a Ansiedade e o Estresse”.

2022

Para o ano que vem, a Escola de Governo trabalha para ampliar as oportunidades de qualificação dos servidores municipais, a começar pela reestruturação da parte física, com a criação de um segundo auditório, permitindo a realização simultânea de dois cursos. “Nossa ideia é fechar a programação até dezembro de forma que em fevereiro esteja tudo pronto. Já temos no horizonte formações para trabalhadores das piscinas, cozinheiros, motoristas, sobre licitações, além de capacitações permanentes em Libras [Linguagem Brasileira de Surdos ] e de atendimento emergencial e prevenção de risco no ambiente de trabalho”, anuncia a diretora da instituição, Beatriz Quincozes de Azevedo.

Beatriz destaca que o grande objetivo da Escola de Governo para 2022 é contemplar o maior número possível de servidores. “Independentemente de sua função, queremos que todos possam ser aperfeiçoados, o que traz benefícios para a população, que será atendida com ainda mais qualidade. Para melhor atender esta demanda, estamos recebendo as demandas do público interno da administração municipal, consultando os secretários de todas as pastas, e não queremos fazer nada sem ouvir os servidores antes. Quem melhor que eles para nos dizer o que realmente precisa?”, indaga. “A partir da constatação da necessidade, vamos atrás de quem pode ministrar a capacitação e, se esta pessoa estiver em nossos quadros, ela será certificada. Em ambos os casos, a sugestão ou oferta pode ser feita no site da própria Escola de Governo”, explica.

Valorização

A secretária de Recursos Humanos, Marta Fath, compreende que a qualificação periódica dos servidores públicos é uma das maneiras mais efetivas de valorizá-los, pois contribui para a melhoria no desempenho de suas funções, aproximando-os da população. “Datas como a de hoje nos ajudam a ver a importância desta categoria para o município e para o cidadão que está na ponta, sendo beneficiado pelos serviços prestados pelo poder público. Sou servidora de carreira e, em nome dos meus colegas, posso afirmar que estamos aqui para servir a coletividade, apesar do injusto estigma de que temos uma ‘vida mansa’. Não é esta a nossa realidade: trabalhamos muito e temos inúmeras dificuldades, muitas vezes de ordem burocrática, para enfrentarmos todos os dias”, relata.

Marta destaca a importância de um trabalho em conjunto entre as secretarias para que o aprendizado contínuo dos servidores seja realizado da melhor maneira. “Em conjunto com as pastas que integram a gestão para que a Escola de Governo se torne uma importante ferramenta de capacitação. É bom para o nosso quadro funcional, que pode, com isso, almejar uma progressão na carreira, melhor ainda para o município, que oferece um serviço mais eficaz e com mais qualidade em favor do cidadão”, salienta.

Da Prefeitura de Toledo-PR