Toledo tem alta adesão de vacinados com segunda dose contra a Covid-19

8

Autoridades de saúde do Brasil inteiro estão preocupadas com pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e não foram atrás da segunda. Felizmente, esta realidade é diferente em Toledo.

Dos 12.421 cidadãos que receberam a primeira dose de CoronaVac, imunizante do laboratório SinoVac envasado pelo Instituto Butantan, 12.351 foram ao ponto de vacinação receber o reforço, uma adesão de 99,44%. “Tivemos um pequeno problema com o público na faixa etária dos 65 aos 69 anos que foi solucionado por meio de busca ativa desses pacientes. No mais, percebo que as pessoas estão conscientes da necessidade de completar o esquema vacinal, o que nos deixa muito felizes”, avalia a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

Como a imunização em massa por idades com AstraZeneca iniciou-se em maio, as segundas doses do imunizante, desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford e envasado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começaram a ser aplicadas há poucos dias. “Vamos estender os horários de vacinação, o famoso ‘corujão’, pois a demanda vai crescer bastante a partir de agora. Espero que neste caso a adesão seja tão boa como a registrada entre aqueles que tomaram CoronaVac”, pontua.

Gabriela destaca que é fundamental se vacinar com as duas doses da vacina contra a Covid-19, independentemente de quem seja o fabricante. “A imunização se efetiva após 15 dias após a segunda dose. Quem só tomou a primeira, precisa verificar na carteirinha quando é a data do reforço. E mesmo quem tomou as duas, precisa manter os cuidados, usando máscara, passando álcool em gel frequentemente nas mãos e evitando aglomerações. A pandemia ainda não acabou”, alerta.

Repescagem

Se você tem 36 anos ou mais e ainda não tomou sequer a primeira dose da vacina contra a Covid-19, chegou a sua hora! Neste fim de semana, no sábado (17) a imunização é das 8h às 16h e no domingo (18) das 8h às 12h, será feita uma “repescagem” no Ginásio Hugo Zeni. “É a oportunidade de quem ainda não está minimamente protegido contra o coronavírus de receber sua dose e ajudar a humanidade a superar esta pandemia. É só levar documento pessoal com foto e comprovante de residência com endereço de Toledo”, explica a responsável pela vacinação dos idosos em Toledo, Sonia Pessi. 

A partir de segunda-feira (19), Toledo começará a aplicar doses para quem tem 35 anos de idade ou mais. Neste dia e no seguinte (20), haverá “corujão” das segundas doses da AstraZeneca no Ginásio Hugo Zeni (das 12h às 20h) e nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Pioneira e Coopagro (das 12h às 16h). Para este caso, além de documento pessoal com foto e comprovante de residência com endereço de Toledo, é preciso ter a carteirinha de vacinação da primeira dose em mãos.

Da Prefeitura de Toledo-PR