Toledo ultrapassa 100 mil eleitores nos primeiros dias de janeiro

16

Aproximadamente dez dias foram suficientes para Toledo sair de 99.849 eleitores e saltar para 100.115 até a última quinta-feira (20). Esse dado inclui eleitores dos distritos, da zona rural e da sede. Segundo relatório do Fórum de Toledo, muitas pessoas tiraram o título pela primeira vez ou realizaram transferência do documento para a cidade.

Foram mais de 266 eleitores em dez dias, porque esse número poderia ser maior se considerar os eleitores que saíram de Toledo. O chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral, Frederico Amorim Oliveira de Lima, recorda que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou um trabalho em situação de plantão entre o dia 20 de dezembro do ano passado e 6 de janeiro deste ano. Ele explica que o Tribunal realizou o atendimento por polo. No caso, de Toledo, os eleitores receberam as orientações e os serviços no polo de Cascavel. “Para muitos eleitores faltavam alguma documentação no sistema e eles realizaram essa atualização. A equipe resolveu os problemas e os requerimentos foram aprovados”.

Outro fator pontuado pelo chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral é a intensa movimentação no Fórum Eleitoral nas primeiras semanas do mês de janeiro deste ano. “Nós tivemos uma alta demanda por eleitores. O atendimento presencial abriu e a movimentação foi considerável”.

Lima explica que é importante que o eleitor atualize os seus dados no Fórum Eleitoral ou regularize o seu título de maneira antecipada, principalmente, em ano de eleição em que o cadastro encerra 150 dias antes do pleito. Em 2022, a data será a primeira quarta-feira de maio.

RECOMENDAÇÃO – Quem precisa regularizar ou pretende tirar o primeiro título deve buscar pelo atendimento, porque a tendência é congestionar o serviço. O atendimento presencial no Fórum Eleitoral da Comarca de Toledo acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

O chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral explica que o alistamento eleitoral (primeiro título) pode ser feito pela internet no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ou ainda no Fórum Eleitoral. O cidadão precisa apresentar um documento com foto e o comprovante de residência. A certificado de quitação com o serviço militar é exigida para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Lima salienta que o acesso ao documento pelo aplicativo está avançando. “As pessoas devem se acostumar a utilizar o e-Título porque o título de papel só será impresso enquanto houver estoque de material. A intenção é que o e-Título seja amplamente utilizado”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO