Toledoprev participa do 4º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS

0 3

Membros de conselhos e do Comitê de Investimentos do Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais (Fapes/Toledoprev) participaram, entre quarta e sexta-feira da semana passada (9 a 11), do 4º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS – sigla de “regimes próprios de previdência social”. O evento, realizado no Centro Sul/Centro de Convenções de Florianópolis, foi promovido pela Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias de Estados e Municípios (Abipem) e reuniu mais de 1.000 gestores e técnicos da área de todo o país.

Durante os três dias de congresso, eles puderam atualizar seus conhecimentos sobre investimentos para RPPS e interagir com profissionais do mercado financeiro que estão entre os principais especialistas do Brasil no assunto. Técnicos da Secretaria de Previdência Social, órgão do governo federal subordinado ao Ministério do Trabalho e Previdência também marcaram presença, abordando temas atuais – como a guerra decorrente da invasão do exército russo à Ucrânia – que interferem na gestão dos recursos dos fundos aplicados em renda variável.

A diretora-executiva do Fapes/Toledoprev, Roseli Fabris, destaca que o congresso da Abipem tem como grande característica trazer informações necessárias para os RPPS planejarem e executarem ações que resultem em maior rentabilidade sem abrir mão da segurança jurídica. “A qualificação tornou-se um novo marco na norma geral dos RPPS, uma exigência para nomeação ou permanência dos dirigentes dos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos. Neste sentido, eventos desta natureza são primordiais para obter conhecimento através de conteúdos específicos”, observa.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Fapes/Toledoprev, Jaldir Anholeto, conhecer em detalhes as recentes alterações na legislação sobre o assunto foi de extrema importância. “O congresso representou uma oportunidade de obter conhecimentos com os melhores do ramo de investimentos de RPPS sobre estas mudanças na lei. Além, é claro, de ser uma oportunidade inigualável de interagir com gestores de outros RPPS e com os especialistas mais renomados do Brasil em investimentos”, pontua.

Os conteúdos apresentados durante o 4º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS estavam divididos em 17 eixos. São estes: Cenário 2022 e os investimentos dos RPPS; Investimentos no exterior – novidades no mercado; Compra de títulos públicos – processo de compra e custódia; Política de investimentos e sua execução; Fundos de renda variável; Fundos em participação e fundos imobiliários; Meta atuarial x impacto nos investimentos; Fundos multimercado; Fundos de crédito e FIDC [Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios]; A 4963 [resolução, de 2021, do Conselho Monetário Nacional – CMN] e os novos DAIR [Demonstrativo de Aplicações e Investimentos dos Recursos] e DPIN [Demonstrativo de Política de Investimentos]; Fundos de renda fixa; Títulos de crédito privado e sua forma de aquisição; ALM [sigla em inglês de “Asset Liability Management”, isto é, gestão de passivos e ativos] e os limites para aquisição de ativos de longo prazo; Empréstimo consignado; ETFs [em inglês, “Exchange Traded Fund”; em português, “fundo negociado em bolsa de valores”] de renda fixa e variável; Registro contábil das variações dos investimentos e as repercussões orçamentárias e financeiras no RPPS; e Certificação profissional dos RPPS.

Além de Roseli e Jaldir, o Fapes/Toledoprev foi representado na capital catarinense por três integrantes do Conselho Fiscal – Leandro Marcelo Ludvig (presidente, representante titular dos segurados em atividade), Valdecir Neumann e Francieli Aparecida Kunrath Paes (representantes titulares do Executivo Municipal) – e por Wilmar da Silva, representante titular do Executivo Municipal no Conselho de Administração e integrante do Comitê de Investimentos do fundo de previdência dos servidores públicos municipais de Toledo.

Da Prefeitura de Toledo-PR

Deixe um comentário