UBS’s do Cosmos e do Panorama terão atendimento exclusivo para sintomas gripais

6

O aumento de casos de Covid-19 e de pacientes sintomáticos levou a Secretaria de Saúde de Toledo a optar pela reabertura das unidades exclusivas para atendimentos de casos suspeitos de coronavírus. Além do Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital), as unidades básicas de saúde do Jardim Panorama e do Cosmos atenderão apenas pacientes com quadro sugestivo de síndromes gripais, como coriza, dor de garganta, febre, tosse, entre outros. 

A partir desta sexta-feira (21) o Cosmos já inicia os atendimentos e na segunda-feira (24) o Panorama retoma este trabalho, ambas funcionando das 8h às 17h30. Nas duas unidades, as consultas serão disponibilizadas de segunda a sexta-feira. “Fora destes horários e nos fins de semana, os pacientes sintomáticos devem continuar buscando o atendimento no PAM/Mini Hospital”, explica a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. 

A secretária ainda justifica que a decisão de distribuir novamente os atendimentos ocorre pois o Mini Hospital e os profissionais de saúde do local estão sobrecarregados. “As unidades sentinela tiveram suas ações encerradas num momento em que os casos estavam diminuindo, porém a realidade agora é outra”. Nos dois locais serão realizados também os exames. “Faremos os testes rápidos de antígenos e também o RT-PCR para alguns casos, conforme a avaliação do corpo clínico”, informa a diretora de Atenção Primária, Sirlene Dela Torre. 

Atualmente, a UBS do Panorama é uma das referências para vacina contra Covid-19 para crianças (05 a 11 anos). Com a alteração, a UBS do Alto Panorama vai disponibilizar este atendimento, das 13h30 às 17h30. As primeiras, segundas e terceiras doses para as demais faixas etárias também serão dispensadas no local.  

Atendimento para sintomáticos 

UBS Cosmos – 8h às 17h30 (segunda a sexta-feira)

UBS Panorama – 8h às 17h30 (segunda a sexta-feira)

PAM/Mini Hospital – 24h (todos os dias)

Da Prefeitura de Toledo-PR