UFPR fará análise genômica das amostras positivas coletadas na pesquisa

87

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Toledo, é uma das parceiras do estudo sobre a efetividade da vacina ComiRNAty contra a Covid-19 no município. A Universidade será responsável pela realização da análise genômica das amostras positivas coletadas ao longo da pesquisa.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, pontua que o estudo mostra o papel central da Universidade. Ele salienta que fez a diferença para o município contar com a Universidade mais antiga do Brasil, com tradição de pesquisa e infraestrutura.

“Temos orgulho em estar contribuindo dessa maneira; em participamos dessa pesquisa e ajudando naquilo que podemos no ponto de vista cientifico e técnico”, declara Fonseca ao enfatizar a importância das universidades públicas neste período de pandemia.

PESQUISA – Esse estudo é diferente dos testes clínicos de eficácia – realizados em ambientes controlados e o que se busca é avaliar os efeitos da vacina contra a doença.  A prática realizada em Toledo irá avaliar a efetividade da vacina no cenário de vida real. Os resultados visam dizer o quanto a vacina é efetiva e como foi a resposta imune dos voluntários recrutados.

A diretora do Campus Toledo da UFPR, Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que será feita a análise genômica dos vírus por amostragem com apoio de técnicos e o Laboratório de Curitiba. “O estudo não vai aplicar vacina. Não estamos testando vacinas”, cita ao explicar que as vacinas estão sendo aplicadas de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) e segue as mesmas recomendações.

ESQUEMA VACINAL – A estrutura e o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde também interferiram na escolha de Toledo para a realização da pesquisa. Para o prefeito, Beto Lunitti, o comprometimento de todos permitiu que os estudos acontecem no município.

“A dispensação, a aplicação e a organização do processo vacinal, certamente, foram observados. Queremos agradecer aos cientistas da Pfizer”, pontua o prefeito ao salientar que acredita na ciência.

A secretária da Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, declara que sente orgulho em poder participar do estudo. Ela também destaca que a população teve excelente adesão a vacinação. “Já tivemos queda de aproximadamente 49 novos casos em pacientes de 12 a 17 anos; reduzimos para sete casos na última semana”, pontua ao acrescentar que até a última semana epidemiológica, Toledo atingiu mais de 90% de imunização – primeira dose – do público de 12 a 17 anos.

Da Redação

TOLEDO