Unidade de Acolhimento: projeção orçamentária adequada poderá viabilizar implantação ainda em 2022

0 20

Para ‘sair do papel’ o projeto da Unidade de Acolhimento – local que os pacientes que necessitam de maior tempo de acolhimento podem ir após passar os 14 dias de desintoxicação no Caps AD III/SIM PR – novas medidas serão adotadas. Nos próximos dias, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Jonas Gastão Jagnow, inicia uma programação de visitas aos prefeitos dos 18 municípios da área de abrangência do Ciscopar para tratar sobre os orçamentos destinados ao Consórcio.

Segundo Jagnow, as visitas aos municípios terão o intuito de revisão dos orçamentos destinados ao Ciscopar. Ele explica que essa programação orçamentária, geralmente, acontece no início do ano, contudo, nem sempre os valores contemplam as necessidades do município e exige que aconteçam adequações para atender a demanda.

“Se tivermos a sinalização de que os município querem e podem aumentar o orçamento destinado ao Consórcio, acreditamos que será possível implantar a Unidade de Acolhimento ainda neste ano”, pontua o secretário executivo do Ciscopar.

Em relação aos orçamentos que os municípios calculam e repassam ao Consórcio, Jagnow explica que existem discrepâncias, ou seja, os valores não contemplam as necessidades de atendimentos dos pacientes. “Quando isso acontece é preciso buscar estratégias de forma que esse paciente receba o suporte necessário, entretanto, isso tende a implicar com a realização de outros projetos como a Unidade de Acolhimento, por exemplo, que deixa de ter fonte primária”.

TRATATIVAS EM ANDAMENTO – A Unidade de Acolhimento já esteve na pauta da assembleia do Ciscopar e teve aprovação para que o projeto pudesse seguir a tramitação legal. Foi realizado um estudo – promovido com o auxílio da 20ª Regional de Saúde -, além da discussão da reformulação do Plano de Ação para a implantação. Ao passe que essa linha de atendimento for aprovada dentro do Ciscopar será um marco de evolução nos atendimentos.

AMPLIAÇÃO DA REDE DE ATENDIMENTOS – O foco das atividades do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM PR) na modalidade Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) é acolher e ofertar o atendimento necessário ao paciente com transtornos decorrentes do uso abusivo ou da dependência do álcool ou drogas. Após a redução dos atendimentos – devido às restrições impostas pela pandemia – uma das metas de 2022 é a implantação da Unidade de Acolhimento.

A Unidade de Acolhimento tem a finalidade de oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas, nas situações em que os 14 dias (no modalidade Caps AD III/SIM PR) são insuficientes para o tratamento. Os acolhidos podem ficar até seis meses na Unidades, a avaliação do tempo é realizada pela equipe multidisciplinar do Caps AD III.

Entre as vantagens de contar com os trabalhos da Unidade de Acolhimento, a implantação visa manter todos os atendimentos (individuais e de grupo) no Caps AD III/SIM PR e realizar sua reinserção social. Além disso, a Unidade permitirá firmar parcerias com instituições de ensino, poderá ofertar cursos profissionais e dar mais oportunidade para o acolhido estar inserido no mercado de trabalho, criar novos vínculos sociais e recomeçar a vida.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário