Unidade do Sest Senat de Toledo realiza ações na Semana Mundial de Saúde

49

‘Todo herói precisa de cuidado’ é o slogan da mobilização de atenção à saúde dos trabalhadores do transportes realizada pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) – Unidade Toledo. Na Semana Mundial de Saúde, medidas tiveram como objetivos evitar a propagação do novo coronavírus, além de cuidados preventivos com a saúde do profissional e melhorar a qualidade de vida dos profissionais do transporte.

De acordo com o gestor operacional da Unidade de Toledo Euclides Antônio Heiss, ações de conscientização e de orientação são realizadas em empresas de transporte e em pontos importantes.

“Nas ações, os profissionais do Sest Senat repassaram instruções sobre os cuidados contra a Covid-19 e sobre a atenção à saúde física e emocional, especialmente diante do atual momento da pandemia”, destaca Heiss.

Ele acredita que as medidas auxiliam para a prevenção de consequências mais graves da Covid-19 e de outras enfermidades. “Desde o início da pandemia, os Serviços atuam em ações preventivas em enfrentamento ao coronavírus. Campanhas e abordagens com os trabalhadores são, constantemente, promovidas”.

Materiais são distribuídos aos motoristas. Máscaras e álcool em gel são repassados aos profissionais, além dos técnicos reforçarem a importância de seus usos no dia a dia. “Também reforçamos a higienização das mãos com sabão sempre que possível, a importância em evitar aglomerações e manter o distanciamento social”.

Conforme o gestor, os técnicos abrem um diálogo com os motoristas sobre o assunto. “Nós já observamos que algumas pessoas comentavam que a doença não existia. Mas, o tempo mostrou para elas o contrário”, afirma Heiss ao complementar que as pessoas estão mais conscientes e as empresas realizam orientações e ao mesmo tempo enfatizam o uso dos equipamentos. “Nós mostramos para todos os colaboradores a importância de preservar a sua vida e se cuidar da Covid-19”.

ATENDIMENTOS – Nesta semana, os técnicos do Sest Senat – unidade de Toledo – entregaram kits, compostos por panfletos e squeeze aos motoristas e aos colaboradores. Além disso, segundo Heiss, os Serviços promovem uma campanha para prevenir acidentes desde o mês de dezembro. “Os resultados estão sendo positivos. Nós observamos que a diminuição do número de acidentes em algumas empresas chega em até 60% se comparar o índice de 2013 ao de 2020”.

O Sest Senat deve retomar os serviços com a comunidade entre os meses de maio e junho deste ano. “Nós também queremos buscar parcerias com outras empresas dos setores do Comércio e da Indústria para que possamos ampliar os nossos atendimentos”, menciona o gestor.

De maneira geral, Heiss pontua que as pessoas estão mais conscientes diante do cenário de pandemia e a Semana Mundial de Saúde colabora para fomentar a prevenção. “Nós também precisamos destacar a importância do trabalho do motorista. Ele não parou de trabalhar durante a pandemia. Foi o responsável por transportar medicamentos e os alimentos para toda a sociedade, além de outros materiais. Muita coisa mudou nestes meses, mas o transporte continua sendo essencial. Os motoristas são os nossos heróis”.

Da Redação

TOLEDO