Unidades do Cosmos e Panorama atenderão apenas pacientes com sintomas de covid-19

A partir desta quinta-feira (14) as unidades de saúde do Cosmos e do Panorama passam a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais e com suspeita de contraírem o novo coronavírus. 
 
O prefeito Beto Lunitti, acompanhado da Secretária de Saúde Gabriela Kucharski, anunciou a contratação de mais seis médicos clínicos para possibilitar o atendimento desta demanda. Eles foram contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). São cinco médicos T4 (20 horas) e um T6 (30 horas). 
 
“Com essas contratações nós aumentamos 130 horas semanais de atendimento médico, em especial para atendimento da Covid-19. Estamos trabalhando para dar respostas no sentido de fazer o que é o melhor para a população”, afirmou o Prefeito.
 
A medida praticamente dobra a capacidade de atendimento do município. Hoje o serviço está concentrado no Pronto Atendimento Municipal (PAM), antigo Mini Hospital. Temos alcançado média de 200 atendimentos/dia e os sintomáticos respiratórios são em média 90 atendimentos/dia. 
 
A secretária de Saúde informou que as equipes estão exaustas, pois hoje é a única referência de atendimento. Em função das festas de fim de ano acredita-se que haja um provável aumento desse número nos próximos dias. “As unidades do Cosmos e do Panorama foram fechadas quando os índices melhoraram e agora precisam ser reabertas em vista do alto índice de atendimentos”, afirmou Gabriela. 
 
Além da contratação de médicos, a Secretaria de Saúde também está fazendo o chamamento de técnicos de enfermagem e enfermeiros. Na sequência também inicia o chamamento de profissionais farmacêuticos. 
 
Funcionamento
 
Na unidade do Panorama o funcionamento acontecerá das 7h às 19h de segunda à sexta-feira. Já na unidade do Cosmos o atendimento acontecerá das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana.

Da Prefeitura de Toledo